Cotidiano

Foragido, ex-assessor de Cabral promete se entregar

RIO – O advogado de Francisco de Assis Neto, o Kiko, que teve a prisão decretada na Operação Eficiência, na última quinta-feira, afirma que seu cliente está em férias nos Estados Unidos e vai se entregar nos próximos dias à Polícia Federal (PF). Nesta sexta-feira, a PF solicitou à Interpol a inclusão do nome de Kiko na difusão vermelha, a lista de procurados pela corporação, o que ainda não aconteceu.

Operação Eficiência

Junto de Eike Batista, ele é o único alvo da Eficiência que não foi encontrado pelos policiais. Ex-subsecretário-adjunto de comunicação no governo de Sérgio Cabral, ele é acusado de atuar na lavagem de dinheiro da organização, e de ter recebido R$ 7,7 milhões entre agosto e outubro de 2014.

Seu advogado, Breno Melaragno, entregou à 7ª Vara Federal Criminal documentos que segundo ele comprovam que Kiko comprou, ainda em julho do ano passado, passagens para ele e a família passarem férias nos Estados Unidos de 6 de dezembro até o próximo dia 10 de fevereiro, quando está marcada sua volta. A intenção é demonstrar à Justiça que ele não fugiu nem teve informação privilegiada sobre o pedido de sua prisão. Ainda segundo seu advogado, Kiko está promovendo a troca das passagens e se entregará às autoridades nos próximos dias.

? Só na noite de quinta-feira tive acesso à decisão do juiz. Ele está trocando a passagem, a viagem estava marcada há muitos meses ? afirmou o advogado Breno Melaragno, que deve entrar com um pedido de habeas corpus em favor de seu cliente.

Corretor de seguros, Kiko entrou na política atuando na área de publicidade da prefeitura de Duque de Caxias na gestão anterior de Washington Reis (PMDB), hoje novamente prefeito da cidade. Como secretário de Comunicação, conheceu o secretário estadual de governo, Wilson Carlos, próximo de Cabral, e então foi levado a trabalhar no governo estadual.