Educação

Fontes vivas de inspiração e conhecimento

Alunos do Colégio Santa Maria apreendem com atividades fora da sala de aula

Existe uma maneira de semear pessoas melhores para este mundo: é a partir do contato com a natureza desde muito cedo, que as crianças crescem com a consciência do cuidado e uma percepção do ambiente como algo do qual fazem parte. Ultrapassando a barreira bastante comum que trata o ser humano e a natureza como algo diferente, isolado, para o qual se olha de fora. É preciso que compreendamos que somos parte de um todo. Fazemos parte da natureza, pois assim como as demais criaturas e matérias, somos parte de um grande organismo vivo.

Se a criança tem contato com a terra, com a água, com as plantas e animais livres, desde os primeiros anos de vida, existem evidências de que poderá aumentar as conexões neurais, melhorando seu desenvolvimento e o aprendizado. Aprendizado este que vai além da alfabetização e adentra num mundo rico em cores, texturas, aromas e sons. Assim são os elementos da natureza: fontes vivas de inspiração e contato com saberes que vão além do racional, remetendo ao conhecimento primitivo e instintivo do ser humano.

No Colégio Santa Maria são desenvolvidas diversas atividades que trazem a natureza para dentro da sala de aula, ou melhor ainda, levam os alunos para o ambiente natural, provocando a imersão destes nos ambientes externos. Foi o caso do projeto da professora Elis e seus alunos do nível 3B, da educação infantil. Colocando a mão na terra para observar o processo de germinação, eles semearam alface e acompanharam seu desenvolvimento. Eles usaram latinhas de leite que iriam para o lixo, reaproveitando este material, semearam as sementinhas que logo germinaram e transformaram o que era um simples objeto usado, de metal, em algo verde e vivo. Claro que existem também outras maneiras de reciclar materiais como este, porém, ver brotar a vida tem um significado muito especial, ainda mais sabendo que esta servirá também de alimento.

Outro projeto que integrou alunos e a vida que transborda da terra, foi a construção de um terrário pelos alunos dos 2ºs anos B e C, das professoras Fátima e Lariana. Neste caso foi a natureza que “invadiu” a sala de aula: a construção de um terrário representa a imersão em um ecossistema em miniatura que demanda muito cuidado e a simulação de ações externas que são essenciais à vida, por isso inspira os alunos aos cuidados com a vida, pois conseguem visualizar a fragilidade da mesma.

Antes do final do ano também foi possível “colher os frutos” de uma experiência realizada anteriormente: antes de entrar em férias, os alunos do 5º ano A da professora Deisi, foram surpreendidos com a produção das abóboras que plantaram meses atrás. Este plantio ocorreu após a festa junina, a partir de uma atividade com a abóbora e suas sementes. A turma da professora Deisi conseguiu comprovar algo extraordinário: quem planta, colhe! Ou seja, quando estamos dispostos a investir no cuidado com a natureza e seus elementos, ela irá nos recompensar com abundância.

ANOTA AÍ!
O ano letivo de 2018 já tem data de início: Dia 05 de Fevereiro, segunda-feira, para todos os alunos. Ensino Fundamental e Ensino Médio no horário matriculado, Educação Infantil em horário especial (adaptação). Até lá!