Cotidiano

Fomento Paraná e Sebrae promovem encontro estadual de agentes de crédito

As inscrições para os agentes são gratuitas e podem ser feitas pelo link www.sebraepr.com.br/encontroagentes

Curitiba – A Fomento Paraná e o Sebrae-PR promovem o Encontro Estadual de Agentes Conveniados nos dias 31 de maio e 1 de junho, em Faxinal do Céu. São esperados mais de 300 participantes, entre agentes de crédito vinculados a parceiros da Fomento Paraná, como prefeituras, federações e associações comerciais e industriais e agentes de desenvolvimento do Sebrae-PR.

As inscrições para os agentes são gratuitas e podem ser feitas pelo link www.sebraepr.com.br/encontroagentes. No encontro serão abordados temas relacionados à prática diária dos agentes, como a importância do crédito para gerar novos negócios e movimentar a economia dos municípios. Serão apresentadas também as estratégias de atuação da Fomento Paraná e do Sebrae e ideias para melhorar o ambiente de negócios nos municípios.

O gerente de Mercado e Relações Institucionais da Fomento Paraná, Paulo Morva, explica que ações como essa, de aproximação e troca de experiências, valorizam o trabalho dos agentes perante a parceiros e empreendedores. “É importante mostrar aos agentes a importância do trabalho deles para o desenvolvimento dos pequenos negócios e, consequentemente, o crescimento econômico dos municípios”, comenta Morva.

O coordenador estadual de acesso a serviços financeiros do Sebrae-PR, Flavio Locatelli Junior, afirma que o encontro reforça a parceria entre as duas instituições. “A ideia é consolidar a rede de agentes, para fazer o crédito chegar aos pequenos negócios de todo o Estado”, afirma Locatelli. “A parceria entre o Sebrae e a Fomento Paraná fortalece esse processo de inclusão financeira dos micro e pequenos empreendimentos”, explica.

A Fomento Paraná também irá apresentar as melhorias executadas nos processos de concessão de crédito decorrentes das sugestões feitas pelos agentes durante os seis encontros regionais realizados em março e abril nas cidades de Cascavel, Pato Branco, Ponta Grossa, Curitiba, Maringá e Londrina.

MAIS AGENTES

Em abril, um grupo de 49 novos agentes de crédito de todas as regiões do Estado concluiu todas as etapas do curso de formação de agentes da Fomento Paraná e do Sebrae/PR.

Atualmente há 513 agentes de crédito vinculados a parceiros da Fomento Paraná distribuídos em postos de atendimento que cobrem mais de 280 municípios paranaenses.

Os agentes são responsáveis por fazer o atendimento inicial aos empreendedores para apresentar as linhas de crédito e orientar os interessados em iniciar ou fortalecer um empreendimento. Eles ajudam na análise da viabilidade do financiamento e posteriormente no acompanhamento do envio de documentação, bem como na verificação da aplicação dos recursos no empreendimento.

O agente também deve ter capacidade e visão empreendedora para identificar potencialidades locais nos segmentos produtivos, visando fortalecer as atividades de determinados nichos existentes em um município ou região por meio da oferta de linhas de crédito para investimento fixo e misto.