Cotidiano

Fome, frio e espera: candidatos reclamam de audições para 'X Factor'

RIO ? Ser a nova Leona Lewis ou integrar um grupo como One Direction ou Fifth Harmony parecia ser o sonho das mais de 30 mil pessoas que compareceram à Arena Corinthians no último fim de semana para a primeira fase de audições da versão brasileira do reality de talentos “The X Factor”, criado por Simon Cowell. Mas, para muitos, o sonho estava mais para pesadelo.

Na página do Facebook do “X Factor Brasil”, muitos candidatos aproveitaram para expressar sua indignação com o tratamento que receberam, denunciando falta de banheiros, muito tempo de espera, desorganização e até mesmo tratamento preferencial, no que uma usuária classificou como “pessoas sendo escolhidas a dedo” em detrimento de outras.

A candidata Lethicia Ponciano reclamou com o programa ainda na tarde de domingo, dizendo ter desistido por causa da falta de organização:

“Quem tem psicológico e condições de cantar decentemente depois de horas em filas no frio e no sol ? Eu mesma não tive, não mereço isso. Deus vai me dar outras oportunidades melhores, e eu vou chegar la ,com as minhas próprias pernas, sem precisar de ajuda desses programas sem porte e nem preparação nenhuma como X Factor Brasil !!!!”

Gustavo Avelino contou que desistiu de continuar no programa, mesmo depois de ser aprovado na primeira fase, afirmando que se sentiu humilhado. Ele descreveu em detalhes o tormento:

“Você chega em plenas 6h10 da matina num frio de 4º em Itaquera no estacionamento do estádio. Com milhares de pessoas já acampadas na sua frente pois eu era o número “2261” na senha. As audições programadas para as 8h00 da manhã mudam de rumo e acontecem às 13h00.

40.000 pessoas na fila. 40.000 pessoas que dependiam de 6 IMUNDOS banheiros químicos! Minha audição aconteceu as 22h00. Quase 20 horas de PÉ! Era impossível sentar no chão escaldante mas o engraçado era que a ARENA suportaria toda aquela galera nas arquibancadas! Depois do grande frio, veio o puta Sol. E com o Sol, sede! Com a sede, banheiro. Eu realmente não competiria outra fila para ir no banheiro. Passei horas apertado e com sede pois se bebesse água daria vontade de ir no banheiro.”

Ele ainda reclamou do pouco tempo em frente aos jurados: ” Na audição tínhamos no regulamento alguns minutos para contarmos 3 músicas! Eu e mais 5 pessoas compartilhamos uma mesma sala e cada um tinha direito a 30 segundos! Exatamente 30 segundos!”.

Outro problema relatado foi com relação à torcida. Diversos usuários se queixaram por não conseguirem entrar com acompanhantes nas audições, apesar de terem sido estimulados pela produção a levar amigos e familiares, como contou Clara Sanches:

“Parabéns às realezas, porque quem ta do lado de fora que nem pato desde as 8 não merece, né? Fila mal organizada, escolheram quem queriam no meio da fila, o resto submetido a esperar e ver gente furando a fila e ainda ficar sabendo que a torcida que eles tanto incentivaram a levar nao poderia entrar né?”

Leandro Buenno, que foi do time de Claudia Leitte no “The Voice” de 2014, resolveu tentar a chance no outro reality e acabou não passando. Ele manteve os fãs informados pelo Twitter e Instagram, relatando que sua aventura terminou com um produtor lhe dizendo que ele “não estava preparado para isso”. E chamou o processo de “desumano”.

Leandro Buenno 1

Já a candidata Yasmin Manzano optou por fazer um vídeo relatando a experiência:

Vídeo reclamando de X Factor