Esportes

Follmann passa bem após cirurgia em São Paulo

follmann.jpgPrimeiro sobrevivente brasileiro da tragédia da Chapecoense a voltar ao país, na madrugada desta terça, o goleiro Jackson Follmann está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde passou por cirurgia para fixação da segunda vértebra cervical da coluna. Chapecoense – 13.12

Segundo o boletim médico do hospital, a correção cirúrgica da fratura do processo odontóide (fixação da segunda vértebra cervical) teve duração de 1h30 e terminou às 18h sem intercorrência. O procedimento foi conduzido pelo neurocirurgião Jorge Roberto Pagura e pelo ortopedista Alexandre Sadao Iutaka, com acompanhamento de Marcos André Sonagli, ortopedista da Chapecoense.

A técnica utilizada foi a fixação por via anterior (pela frente) do processo odontóide de correção da luxação das vértebras cervicais 1 e 2. A cirurgia foi realizada numa sala híbrida, especialmente equipada para utilização de recursos tecnológicos, com a utilização de tomografia computadorizada intraoperatória, que serviu para a visualização, em tempo real, da colocação de um parafuso fixador. Foi utilizada também monitorização neurofisiológica, que permitiu o conhecimento das condições funcionais da medula durante procedimento.

Após a cirurgia, foram realizados curativos no membro inferior esquerdo e no coto de amputação (direito), que encontram-se com bom aspecto. Ainda segundo o hospital, o goleiro passa bem e está na UTI.