Cotidiano

?Foi a eleição mais violenta da história?

Ele declarou que a campanha que terminou com a eleição de ontem foi a com mais episódios de violência da história do País

Brasília – O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, esteve na manhã de ontem no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo par acompanhar a votação paralela, sistema de auditoria de segurança das urnas eletrônicas. Em entrevista à imprensa, ele declarou que a campanha que terminou com a eleição de ontem foi a com mais episódios de violência da história do País.

“Houve uma deterioração do quadro de segurança pública e isso se reflete no processo eleitoral”, disse ele. “Temos mais violência do que tivemos em 2012”. Por conta disso, ilustrou, foram feitos pedidos de apoio da Força Nacional par mais de 400 municípios. “Sabemos que muitos desses casos têm relação com o crime organizado. A última coisa que queremos é o crime organizado envolvido com a política”, reforçou.

O presidente do STF afirmou ainda que o pleito de ontem vai funcionar como uma espécie de “experimento institucional” por estrear novas regras, como a proibição do financiamento empresarial de campanha. Em relação ao fato de a medida possivelmente desencadear aumento de caixa dois, o ministro afirmou que deverá haver uma avaliação precisa após o segundo turno e, se necessário, a indicação de novas medidas. “O que eu estou defendendo faz tempo é que temos que fazer a tão desejada reforma política do sistema eleitoral”, disse.

URNAS CONFIÁVEIS

Quanto à segurança das urnas, Gilmar Mendes afirmou que a verificação paralela ratificou a confiabilidade do sistema. “Fazemos no dia anterior um sorteio para apanhar determinadas urnas, trazemos para um ambiente controlado e fazemos essa votação, controlando o voto e o resultado. O sistema é totalmente seguro”.