Cotidiano

Fogueira gigante: Começa hoje a Festa de São João Batista

A fogueira com oito metros de altura, símbolo principal da Festa de São João Batista, foi preparada com bastante antecedência e neste fim de semana a queima vai representar o ponto alto do evento.

A festividade ocorre no pátio da Paróquia São João Batista, no Bairro Country, em Cascavel, e durante os três dias deve reunir cerca de 14 mil pessoas.

A programação começa nesta sexta-feira com missa às 19h e segue com jantar, quando será servido Manjar de São João Batista. “A festa faz parte do calendário de eventos do Município. Para o jantar, que é tradicional, esperamos 850 pessoas”, afirma o monsenhor José Ces Chin.

O manjar inclui pinhão triturado, pernil suíno moído, cubinhos de bacon, cebola picada e tempero verde. Além disso, serão servidos arroz, abacaxi ao forno e saladas como acompanhamento. O ingresso é vendido a R$ 45.

A programação segue no sábado, dia 24, com missa junina às 14h celebrada pelo arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos, barracas de comidas típicas, concurso de traje caipira e shows.

A queima da tradicional fogueira está prevista para as 22h, após bênção do arcebispo. A fogueira já foi uma das mais altas do Brasil, mas nos últimos anos ela precisou ser diminuída por orientação do Corpo de Bombeiros, garantindo maior segurança. “A festa foi modificada e, para garantir a tradição em novos tempos, a fogueira deixou de ser tão alta”, explica o padre, ao lembrar que a estrutura já chegou a ter 22 metros.

O padre observa que hoje a festa atrai um novo público: “Recebemos mais famílias e toda a organização ocorre por cerca de 300 voluntários da paróquia”.

No domingo será servido churrasco, cujo ingresso inclui três quilos de carne ao valor de R$ 70. Às 14h haverá concurso de sinhozinho e sinhazinha e à tarde a festa segue com a venda de comidas típicas nas barracas, brinquedos para crianças e concurso cultural.