Cotidiano

Focus: analistas voltam a piorar expectativa para inflação deste ano

RIO – A pesquisa realizada semanalmente pelo Banco Central (BC) com analistas do mercado financeiro voltou a piorar a projeção para a inflação deste ano, que passou de 7,04% para 7,06%. Foi a segunda semana seguida de alta. Por outro lado, o relatório Focus, também pela segunda semana consecutiva, melhorou as expectativas para o desempenho da economia neste ano e no próximo.

De acordo com a pesquisa, a economia deve registrar um tombo de 3,81% em 2016. Na semana anterior, a expectativa era de um recuo de 3,83%. Nesta quarta-feira, o IBGE divulgou os primeiros números oficiais deste ano, com o resultado do PIB primeiro trimestre. Já para o ano que vem, os analistas acreditam que a atividade registrará uma expansão de 0,55% — alta de 0,05 ponto percentual frente ao relatório anterior.

Já o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, deve fechar o ano em 7,06%, segundo o Focus divulgado nesta segunda-feira. De acordo com a pesquisa, a taxa ficará mais um ano acima da meta do governo, que é de 4,5%, podendo variar dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Para 2017, os analistas mantiveram pela segunda semana seguida a expectativa de inflação em 5,50%. O resultado previsto está dentro do limite estipulado pelo governo, que é de 6%, já que a meta também é 4,5%, mas a margem de tolerância foi reduzida de dois pontos para cima ou para baixo para 1,5 ponto.

A taxa básica de juros, a Selic, esperada para o fim de dezembro deste ano foi elevada de 12,75% para 12,88% ao ano. Para o ano que vem, no entanto, houve redução: de 11,38% para 11,25%. Foi a terceira vez seguida que o levantamento reduziu a previsão para a Selic de 2017. Desde julho do ano passado, a taxa básica de juros está em 14,25% ao ano.