Cotidiano

Focus: analistas preveem inflação de 7,25% este ano

RIO – Os analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo Banco Central pioraram pela quinta semana seguida a previsão para a inflação este ano, para 7,25%. Por outro lado, também pela quinta vez consecutiva, o relatório Focus melhorou a previsão para o desempenho da economia em 2016, que deve registrar queda de 3,44%.

A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, passou de 7,19% na semana passada para 7,25% na pesquisa divulgada nesta segunda-feira. Se a previsão se confirmar, a taxa chegará a dezembro mais uma vez acima da meta do governo, que é de 4,5%, podendo variar dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Num cenário de inflação alta, os analistas mantiveram as previsões para a taxa Selic este ano e no próximo. A expectativa é que a taxa básica de juros chegue ao fim de 2016 em 13% ao ano — abaixo do patamar de 14,25% ao ano, no qual está desde julho do ano passado. Para o ano que vem, a previsão foi mantida em 11,25% ao ano pela terceira semana seguida.

Já a previsão para o IPCA do ano que vem foi mantida, pela quinta vez seguida, em 5,50%. O resultado previsto está dentro do limite estipulado pelo governo, que é de 6%, já que a meta também é 4,5%, mas a margem de tolerância foi reduzida de dois pontos para cima ou para baixo para 1,5 ponto.

A pesquisa do BC melhorou a previsão para o PIB de 2016 pela quinta semana consecutiva. A taxa esperada para este ano passou de -3,60% para -3,44%. O relatório Focus manteve a projeção para o desempenho da economia no ano que vem, que é de expansão de 1%.