Cotidiano

Foco na educação para o consumo

RIO — O Procon Carioca e a Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, assinaram um termo de cooperação para ampliar as ações de educação sobre consumo, um dos principais pilares da política municipal de proteção e defesa do consumidor, desenvolvida pelo Procon Carioca. Trata-se de um projeto de educação para o consumo, em especial, para aqueles mais vulneráveis como os idosos e jovens, em que serão dissiminados os direitos básicos dos consumidores em todo o município do Rio de Janeiro.

De acordo com o Procon Carioca, a ideia é criar um cronograma de palestras de defesa do consumidor e divulgar orientações sobre o consumo sustentável e consciente.

— A educação para o consumo, desde a criação Procon Carioca, é tratada como prioridade. E a nossa cidade do Rio de Janeiro merece esse trabalho em conjunto com a Defensoria Pública. Nosso objetivo é que os consumidores estejam mais informados sobre os seus direitos nas relações de consumo — explicou o presidente da autarquia, Fábio Ferreira.

A iniciativa tem como objetivo também divulgar que o acesso à Justiça não está necessariamente relacionado a uma ação judicial. Muitas situações podem ser resolvidas de forma extrajudicial.

— O termo de cooperação possibilitará a renovação de inúmeras ações em prol dos consumidores. Pretendemos atuar na área de educação em direitos, mutirões de conciliação, cooperação técnica, fiscalização etc. Trabalhar em conjunto com o Procon Carioca é sempre muito produtivo. Nosso maior objetivo é continuar a unir forças na defesa do consumidor — completa a defensora pública Patrícia Cardoso Tavares, coordenadora do Nudecon.

Os dois órgãos já vinham promovendo ações conjuntas, como cursos e palestras sobre educação financeira, planos de saúde, entre outros temas. Agora, planejam mais ações educativas para este ano, mas os projetos ainda estão sendo elaborados.