Cotidiano

FMI oferece linha de crédito de R$ 35 milhões para Colômbia

201609260730158557_RTS.jpg

CARTAGENA ? A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, anunciou que a organização colocou uma linha de crédito de US$ 11 milhões à disposição da Colômbia, válida após a assinatura do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nesta segunda-feira em Cartagena.

Em uma entrevista coletiva na cidade colombiana, Lagarde explicou que este crédito sempre é uma garantia da disciplina fiscal e de sustentabilidade, assim como de estabilidade macroeconômica.

? Não se dá como um apoio financeiro, mas como uma garantia ? destacou.

Lagarde afirmou que o FMI acredita que a ?paz é alcançável? economicamente e ?vem com a estabilidade da macroeconomia e a estabilidade fiscal?, um ponto em que as autoridades colombianas têm feito um grande trabalho.

? A Colômbia é um dos poucos países que introduziu as reformas estruturais corretas e continuará introduzindo as que são necessárias para ser fiscalmente responsável ? adicionou.

Entre essas reformas, está deixar de depender predominantemente do petróleo, produto no qual se baseia mais da metade das exportações nacionais, que devem se diversificar. Por último, Lagarde comentou que o FMI vê o processo de paz como um grande impulso para o desenvolvimento da Colômbia, com investimentos financeiros adicionais e ?mais confiança no país?, que agora irá gerar ?mais certeza e previsibilidade?.

O ministro da Fazenda colombiano, Mauricio Cárdenas, agradeceu a presença de Lagarde em Cartagena, que classificou como ?um sinal de apoio da comunidade financeira internacional?. Cárdenas destacou que a Colômbia tem trabalhado muito harmonicamente com o FMI para assegurar que o país é ?um caso de êxito, um modelo a seguir em gestão macroeconômica?.

Com a paz que se firmou nessa segunda-feira, o ministro afirmou que a Colômbia construirá ?um país ainda mais forte? com sua ?estrutura fundamental agora expandida?.