Cotidiano

FMI ?aplaude? ênfase de Meirelles na redução da dívida

m1204232.jpgWASHINGTON. Gerry Rice, diretor de Comunicação do Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmou na manhã desta quinta-feira que o organismo aprova as prioridades do novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de tentar evitar o aumento da relação dívida/PIB (Produto Interno Bruto) no país e da reforma da previdência. Ele afirmou em sua entrevista coletiva quinzenal, em Washington, que o país precisa aprovar as reformas necessárias para voltar a ter a confiança dos agentes econômicos.

FMI_Meirelles1905

? Aplaudimos a ênfase que o ministro Meirelles dá à trajetória da dívida e para preservar o sistema de previdência social com reformas que garantam sustentabilidade financeira a longo prazo ? afirmou Rice.

Ele afirmou ainda que o FMI já havia dito várias vezes que o Brasil deve reforçar seus marcos macroeconômicos ?que tantas vezes já beneficiaram o país?, disse, lembrando o período de crescimento na década passada. Rice afirmou que isso é necessário para recuperar a confiança e o investimento e tem de passar pela flexibilidade cambial e pelo equilíbrio fiscal. Ele ainda disse que o FMI está ?muito interessado? em trabalhar em parceria com Meirelles:

? É difícil prever como vai evoluir o país no terreno político e econômico, mas nossas expectativas é que as reformas que o Brasil tanto precisa poderão ser implementadas rapidamente para que o país possa atravessar a atual conjuntura. Acreditamos que os anúncios feitos pelo ministro Meirelles foram positivos.