Cotidiano

Fluxos de dinheiro continuarão beneficiando o Brasil, diz presidente do Bradesco

62841386_Brazil_27s Banco Bradesco SA Chief Executive Officer Luiz Carlos Tr.jpgSÃO PAULO – O Brasil continuará sendo beneficiado por excesso de liquidez global ? que sustentou a valorização do real e da Bovespa por meses neste ano ? já que os juros em diversas economias do mundo segue baixo, mesmo com a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. A opinião é de Octavio de Barros, presidente do Bradesco, que pede realismo em relação à atividade econômica, que, estima, deve contrair 3,4% neste ano.

? O Brasil depende pouco do governo americano, mas depende muito do Federal Reserve (Fed, o BC americano). Estamos pendurados nessa janela de tolerância devido à alta liquidez ? afirmou.

Barros lembrou que antes da eleição de Trump, 65% dos ativos de renda fixa do mundo eram remunerados com taxas negativas. Com a aversão ao risco após a eleição de Trump, o montante caiu para 46%, o que ainda é considerado elevado e beneficia os emergentes com maior fluxo de recursos.

Enquanto essa janela de tolerância persistir, Barros afirma que é necessário fazer as reformas, como o ajuste fiscal e mudanças na área trabalhista e Previdência Social.

Barros espera que o PIB tenha uma retração de 3,4% neste ano e alta de 1% no ano que vem. Ele defende, no entanto, que a retomada será lenta.

? Não nos iludamos. Só em 2020, 2021 vamos retomar o patamar do PIB do início de 2014. Sejamos realistas ? afirmou.

Em reunião da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), Barros estava acompanhado do presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Lázaro de Mello Brandou, que afirmou que a integração com o HSBC é prioridade.

? Concluímos a integração com o HSBC neste ano. Essa é a atividade prioritária para o banco neste momento ? disse durante encontro com analistas realizado nesta quinta-feira, em São Paulo.

A compra da operação de varejo do HSBC foi anunciada em agosto do ano passado, mas as aprovações dos órgãos reguladores saíram apenas em julho. Em outubro, foi feita a migração das agências.

Brandão também afirmou que os resultados do banco se mostram consistentes apesar da recessão econômica.

? Apesar do cenário econômico em queda, o banco vem apresentando resultados consistentes ? afirmou.