Saúde

Flurona e ômicron já circulam em Cascavel, afirma Miroslau Bailak

A 10ª Regional de Saúde estava ontem com 47% dos leitos de UTI de Covid-19 ocupados

Flurona e ômicron já circulam em Cascavel, afirma Miroslau Bailak

Cascavel – “Já temos casos confirmados de Flurona de resultados dos laboratórios privados em Cascavel e, além disso, a variante ômicron também já está circulando na cidade”. A afirmação é do secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, que anunciou ontem (10) o reforço no atendimento da rede pública municipal, afirmando que todas as unidades de saúde estão abastecidas com testes para a Covid-19 e medicamentos para Influenza (gripe) quando for necessário administrar.

O “flurona” é o termo usado para designar uma infecção simultânea pelo coronavírus e pelo vírus influenza, causador da gripe. A palavra é uma junção de “flu”, que significa gripe em inglês, com corona. Para conseguir dar conta desse aumento de casos gripais, a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel já fez alterações no sistema municipal de saúde.

Já no domingo (9) foi aberto o ambulatório do Hospital de Retaguarda para pacientes triados pelas as UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) e as Unidades Básicas de Saúde passam a atender pelas as manhãs, prioritariamente os pacientes com este tipo de sintoma. Além disso, três unidades de saúde continuam abertas para atender exclusivamente os pacientes com sintomas respiratórios, as unidades dos bairros Santa Cruz, Floresta e Nova Cidade, nas quais os atendimentos ocorrem das 7h às 22h, pelo menos até a próxima segunda-feira (17), análise que é feita semanalmente.

 

Covid + H3N2

Miroslau Bailak confirmou ainda que na última sexta-feira (7), 142 casos de Covid-19 foram notificados e estavam associado a outras gripes, como a H3N2. Neste fim de semana, a Sesau também registrou o dobro no número de atendimentos. “Pacientes que apresentem sintomas respiratórios, tais como coriza em excesso, dor no corpo, dor de cabeça, tosse e febre, devem procurar o sistema de saúde”, reforçou.

A 10ª Regional de Saúde estava ontem com 47% dos leitos de UTI de Covid-19 ocupados. Na região da macro oeste a taxa de ocupação era de 51,2%, ou seja, das 82 vagas existentes, 42 estão em uso e tem um total de 40 disponíveis. Já os leitos de enfermaria e ala pediátrica estão desocupados.

 

Toledo

A Secretaria de Saúde de Toledo também confirmou o primeiro caso de flurona na cidade. É um menino de 10 anos que viajou e retornou a Toledo no dia 31 de dezembro, sendo que os sintomas começaram no dia 2 de janeiro, mesma data em que deu entrada na rede privada. Ele teve alta no dia 4 de janeiro e o exame, por se tratar de interesse público, foi coletado pelo SUS.

 

 

HU suspende visitas por 15 dias

O Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) determinou a suspensão de visitas em todos os setores. A medida passou a valer desde o último domingo (9). O objetivo é prevenir a contaminação do vírus no ambiente hospitalar e assegurar a saúde dos pacientes e servidores. A suspensão é temporária, por um período de 15 dias, podendo ser prorrogada. Já em casos específicos, como de pacientes idosos e crianças, há o direito da permanência de um acompanhante, não podendo haver trocas neste momento.

No Centro Obstétrico e Maternidade as visitas também estão suspensas, sendo permitido a entrada do acompanhante apenas no momento do parto. Será permitido uma visita por dia de um familiar apenas nas UTI’s, exceto a unidade Covid-19, onde será permitido apenas “visita de Adeus”.

 

Queiroga acredita que aumento deve ser de casos e não de óbitos

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou nessa segunda-feira (10) que acredita que o avanço da Covid-19 no Brasil deverá ter desempenho similar ao de alguns países europeus, apresentando aumento de casos, mas sem aumentos significativos no número de óbitos, em termos proporcionais. Queiroga afirmou que nos próximos 15 dias, serão distribuídos 14 milhões de testes rápidos de antígenos, totalizando cerca de 40 milhões de testes rápidos de antígenos em janeiro.

O ministro reforçou que é necessário novo empenho dos municípios para fazerem essa testagem na atenção primária e enviar esses resultados ao Ministério da Saúde, para que se tenha uma visão da evolução da pandemia, mas não está sendo observado, no país, “aumento proporcional no número de óbitos”.

Para ele, o Brasil deverá ter, “desempenho semelhante ao que ocorre em países da Europa como Espanha, Reino Unido e França, onde houve incremento de casos, mas não houve subida de óbitos”. “Mas temos de esperar a evolução da pandemia para termos posição mais definitiva sobre o tema”, acrescentou.

Queiroga reiterou que o ministério tem provisões e estoques reguladores que garantem o abastecimento de estados e municípios com aquela capacidade máxima de consumo que houve no pico de pandemia por um período de três meses. “Temos cenário pandêmico de certa incerteza, em face da variante Ômicron, mas temos a esperança de que não haja uma explosão de internações hospitalares, nem aumento proporcional de óbitos porque nossa população está fortemente vacinada”.

 

Crianças

Sobre a vacinação das crianças, Queiroga anunciou que conseguiu antecipar 600 mil doses da vacina pediátrica contra a Covid-19, produzidas pela empresa Pfizer. Queiroga disse que a fabricação ou a importação de doses de vacina só podem ser feitas após a autorização da Anvisa. As doses devem chegar ainda no mês de janeiro e avaliou que o trâmite para aquisição e distribuição de vacinas no país é satisfatório, se comparado a outros países.

 

 

Foz agenda exames por telefone e ‘whats’

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu anunciou que a partir desta terça-feira (11), pessoas que tenham sintomas gripais devem, primeiro, entrar em contato com o Plantão Covid, por meio dos telefones 0800-6455655 (ligação gratuita) e 3521-1800 (ligação e whatsapp), para o agendamento dos exames de detecção da Covid-19, evitando assim um tempo maior de espera e aglomerações.

Na cidade, os atendimentos estão sendo realizados em locais de referência, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Walter Cavalcanti Barbosa, no Morumbi, a Unidade Básica de Saúde Padre Ítalo 24 horas, e as unidades do Cidade Nova e Lagoa Dourada. Em apenas uma semana foram registrados 1.257 casos de Covid em Foz do Iguaçu e, com monitorando do fluxo de atendimentos, estão sendo redefinidas estratégias de organização para assegurar a assistência a todos os pacientes.