Esportes

Fluminense vence o América-MG por 1 a 0 na estreia no Brasileiro

fred.jpg

O novo esquema adotado pelo técnico Levir Culpi para o Fluminense começa a render frutos em sua segunda partida. Em sua estreia no Campeonato Brasileiro, o time tricolor conseguiu envolver o América-MG e derrotou o rival no estádio Independência por 1 a 0. O atacante Fred fez o único gol do jogo.

O Flu não chegou a fazer uma partida impecável e ainda tem ajustes a fazer. Faltou finalizar mais para o gol, por exemplo. Mas teve o controle do jogo (durante a partida teve até 67% de posse de bola) e conseguiu envolver a defesa do América-MG com a frequente movimentação de seus homens de criação do meio-campo e do ataque. Frequentemente Osvaldo e Richarlison trocavam de posições, Gustavo Scarpa aparecia em diferentes posições do campo e até Fred se movimentou bastante.

Se a troca de posições confundiu a defesa do time mineiro, o América soube se defender com competência. Tanto que o Fluminense só conseguiu dar o seu primeiro chute a gol apenas aos 38 minutos. E foi numa falha do time de Givanildo Oliveira que Osvaldo roubou a bola na intermediária e chutou para João Ricardo espalmar. Na sequência do lance, Richarlison ajeitou para Fred bater de primeira e abrir o placar, marcando o seu 171º gol com a camisa tricolor e o primeiro dele no Campeonato Brasileiro.

Até então, o Flu vinha tendo dificuldades para passar pela defesa do time mineiro. Ao mesmo tempo, não era muito incomodado na defesa. O goleiro Diego Cavalieri tinha feito apenas uma defesa em chute de Osman de fora da área.

Mas o Flu teve mais volume de jogo e poderia ter encerrado o primeiro tempo até com um placar mais elástico se Richarlison não tivesse perdido um gol aos 43 minutos.

– O time está bem, ficando com a posse de bola e se caprichasse um pouco poderia estar com dois ou três a zero. Não estamos dando chance para o América criar oportunidades, mas temos que estar atentos para não sermos surpreendidos – disse Fred, no intervalo.

Na etapa final, o América voltou melhor e quase empatou em um chute de Osman aos cinco minutos. Mas logo, o Fluminense equilibrou as ações e passou a criar chances em sequência, aproveitando que o campeão mineiro precisou sair um pouco mais para buscar o empate.

Fred teve duas oportunidades de ampliar, mas esbarrou na defesa do América. Gustavo Scarpa também tentou em chute de fora da área e até numa tentativa de gol olímpico, que João Ricardo evitou.

Na reta final, o América voltou a crescer na partida e levou perigo ao gol tricolor. Mas a defesa soube se comportar bem e segurar o placar, garantindo a vitória do Flu na estreia.

AMÉRICA-MG 0 x 1 FLUMINENSE

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP), auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Anderson de Moraes Coelho (SP)
Gol: Fred, 38’/1ºT (0-1)

América-MG: João Ricardo, Airton, Alisson, Sueliton e Danilo Barcelos; Leandro Guerreiro, Claudinei, Osman e Rafael Bastos; Tiago Luis (Borges, intervalo, depois Guilherme Xavier) e Victor Rangel (Sávio). Técnico: Givanildo.

Fluminense: Diego Cavalieri, Jonathan (Giovanni), Gum, Henrique e Wellington Silva; Edson, Cícero, Gustavo Scarpa; Richarlison (Gerson), Osvaldo (Marcos Júnior) e Fred. Técnico: Levir Culpi.