Esportes

Fluminense toma susto, mas vence o Figueirense por 3 a 2

O Fluminense entrou na briga por um lugar no G-4 do Campeonato Brasileiro. Com uma boa atuação coletiva, apesar do susto dado na etapa final, o time tricolor derrotou neste sábado o Figueirense por 3 a 2, em Edson Passos, em jogo adiado da 18ª rodada. Com a vitória, o time tricolor subiu uma posição e agora é o oitavo colocado. Mas com 34 pontos, o Flu está a apenas três do Corinthians, o quarto colocado.

Diante de um time que está na zona de rebaixamento, o Fluminense soube se impor e comandou as ações durante boa parte da partida. Mas uma reação do Figueireinse na etapa final quase colocou tudo a perder. Foi quando brilhou a estrela de Magno Alves, que fez o gol da vitória tricolor. Gustavo Scarpa e Renato Chaves fizeram os outros gols do Flu. Carlos Alberto e Nirley descontaram para o time catarinense.

Foi um jogo de altos e baixos do Flu. No primeiro tempo, o time foi superior. Marcava bem na defesa e criava jogadas de ataque em sequência. Principalmente nos avanços dos laterais Wellington Silva e William Matheus, que encontravam muita facilidade no apoio diante de uma frágil defesa do Figueirense. Além disso, Gustavo Scarpa fazia um grande jogo. Mas na etapa final, a saída de Pierre para a entrada de Marquinho acabou deixando o time desprotegido e os catarinenses reagiram, dando um susto na torcida tricolor.

Diante de tantas facilidades no início, não iria demorar para o Flu abrir o placar. Aos 13, Wellington fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Gustavo Scarpa cabecear no canto esquerdo de Gatito Fernandez. Foi o quinto gol dele no Brasileiro, se igualando a Cícero como artilheiro do time.

– Não costumo fazer muitos gols de cabeça, mas está valendo também. Foi um belo passe do Wellington e fui feliz – disse Scarpa.

Scarpa deu um susto na torcida ao cair de mal jeito em uma disputa de bola no primeiro tempo e sentir muitas dores no cotovelo direito. Ele ainda estava sentindo dores no intervalo, mas após conversar com o departamento médico tricolor voltou para a etapa final com uma proteção no cotovelo.

Seis minutos depois, o Flu chegaria ao segundo gol. E mais uma vez ele teve a participação de Gustavo Scarpa. O meia cobrou escanteio na área, Cícero cabeceou e Gatito espalmou. Na sequência, Renato Chaves tocou de cabeça para o gol.

O Flu sobrou em campo. E o placar na primeira etapa só não foi mais elástico porque Gatito Fernandez estava em grande tarde e Henrique Dourado não estava inspirado. Só no primeiro tempo, o centroavante perdeu dois gols. O primeiro aos 26, quando Gatito Fernandez não defendeu bem uma bola em um cruzamento de William Matheus, mas ele não conseguiu finalizar com perfeição e a zaga do Figueirense tirou em cima da linha. Quatro minutos depois, Scarpa levantou na área, mas o Ceifador perdeu o tempo da bola e apenas raspou de cabeça, desviando-a para fora.

O Flu ainda desperdiçaria outras duas oportunidades com Renato Chaves e Cícero antes de ir para o vestiário satisfeito com o seu volume de jogo e lamentando as defesas de Gatito Fernadez. Não fosse por isso, o time já poderia estar goleando na primeira etapa.

FIGUEIRENSE REAGE

O Fluminense voltou para a etapa final com Marquinho no lugar de Pierre e o time pareceu ter perdido poder de marcação. Tanto que o Figueirense reagiu e chegou ao empate. O primeiro gol da equipe catarinense saiu logo aos 3. Carlos Alberto acertou um belo chute de fora da área. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.

O empate veio aos 15. Ayrton cobrou falta na área e Nirley cabeceou no cantinho, deixando tudo igual em Edson Passos.

O empate surpreendeu a todos e Levir resolveu fazer uma mudança no comando do ataque. Tirou Henrique Dourado e colocou o veterano Magno Alves. Mas o time não conseguiua reagir. Foi quando Levir foi para o tudo ou nada. Tirou o volante Douglas e colocou o atacante Marcos Júnior.

E o gol tricolor acabou saindo. Aos 33, Wellington Silva fez um cruzamento com perfeição e Magno Alves, de peixinho, fez o terceiro gol.

No fim, a torcida tricolor ainda levou um susto com a cabeçada de Lins que acertou o travessão. Na sequência, Rafael Moura teve uma chance em outra cabeçada e Diego Cavalieri garantiu a vitória tricolor.

Aos 49, um lance polêmico no fim. O Figueirense chegou ao empate, mas o árbitro Rodrigo Batista Raposo, depois de inidicar a validação do gol, marcou uma falta no goleiro Diego Cavalieri. A infração realmente aconteceu, mas os jogadores do Figueirense reclamaram muito.