Esportes

Fluminense se encontra na segunda etapa e vence a Ponte Preta

Durante boa parte da temporada, Levir Culpi defendia que o Fluminense precisava de uma casa para ser mais regular e poder contar com o apoio constante da torcida. Aos poucos, o tempo parece confirmar o veredicto do treinador. Na manhã deste domingo, o tricolor venceu a Ponte Preta por 3 a 0, no Giulite Coutinho, em Mesquita, com atuação decisiva do volante Cícero e um belo segundo tempo. Este foi apenas o segundo jogo da equipe no reformado estádio do América, mas suficiente para garantir que o time vencesse pela primeira vez duas partidas consecutivas como mandante nesta edição do Campeonato Brasileiro.

Não houve tempo para estudo: a Ponte ameaçou logo aos dois minutos, com Fabio Ferreira aproveitou bola alçada na área em cobrança de escanteio e, de cabeça, mandou para a linha de fundo. Passado o susto, o Fluminense começou a controlar o jogo, mas encontrava dificuldades para infiltrar. O primeiro gol começou em um lance de bola parada: aos 19 minutos, Gustavo Scarpa lançou a bola para a área e Cícero, em posição ilegal, subiu mais que a defesa para mandá-la no canto esquerdo de João Carlos e movimentar o antigo placar do Maracanã.

No reencontro com o ex-clube, o técnico Eduardo Batista foi à loucura com a defesa de sua nova equipe: os dois zagueiros já tinham recebido cartão amarelo desde os 25 minutos. Susto mesmo, só aos 42, quando Fabio Ferreira, após uma disputa de bola, acertou acidentalmente ascostelas de Douglas com o joelho. O jogador do Fluminense caiu com dificuldades para respirar e foi atendido pelo departamento médico. Ele chegou a retornar ao gramado, mas não aguentou voltar para a segunda etapa e deu lugar a Edson.

Se o papo do treinador da Ponte Preta com os jogadores no intervalo pretendia corrigir os erros da primeira etapa, a conversa de nada adiantou. Aos nove minutos, Gustavo Scarpa, com bola rolando, cruzou para a área e Cícero, mais uma vez, mostrou oportunismo para deixar Grolli para trás e, de cabeça, marcar seu quinto gol e se transformar no artilheiro tricolor na competição: 2 a 0.

A partida já se aproximava da hora do almoço, quando o garçom Gustavo Scarpa, da entrada da área, serviu Wellington com um passe fora do tempo ideal. O atacante, que já tinha passado da bola, e deu um passo para trás e, com o pé direito, fez um golaço de cobertura para fechar o placar. O time campineiro ainda ameaçou aos 47, com falta cobrada por Clayson, mas Cavalieri espalmou para escanteio.

Com 24 pontos, o Fluminense sobre provisoriamente para a nona posição. O tricolor volta a campo nesta quarta-feira (3), para enfrentar o Figueirense, pela 18ª rodada do Brasileirão. A partida acontece novamente em Mesquita, às 16h.

FLUMINENSE 2X0 PONTE PRETA

Fluminense: Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Douglas (Edson), Cícero, Gustavo Scarpa e Marcos Júnior; Samuel (Wellington) e Henrique Dourado.

Ponte Preta: João Carlos; Nino Paraíba, Douglas Grolli, Fabio Ferreira e Breno Lopes; João Vitor, Maycon, Wendel (Thiago Galhardo), Rhayner (Giba) e Clayson; Roger (William Pottker).

Gols: Cícero aos 19 minutos do primeiro tempo e aos nove minutos da segunda etapa, e Weillington, aos 25 do segundo tempo.

Cartões amarelos: Fabio Ferreira, Grolli, Roger e Wendell (PON); Cícero, Danilinho, Edson e Gustavo Scarpa (FLU).

Público: 8.198 pagantes

Renda: R$ 242.310

Juiz: Igor Júnior Benevuto (SP)

Local: Estádio Giulite Coutinho (Mesquita-RJ)