Esportes

Fluminense perde para o Corinthians e cai na Copa do Brasil

O Fluminense esbarrou em alguns de seus problemas, mas também tem direito a reclamar de dois pênaltis não marcados. O saldo foi a eliminação na Copa do Brasil, na noite desta quarta, em São Paulo, com a derrota por 1 a 0 para o Corinthians.

Não tem sido simples equilibrar este Fluminense. Com Cícero mais adiantado e dois homens mais fortes no meio-campo, melhora a marcação e piora o passe. Com Cícero mais atrás, iniciando jogadas e acompanhado de um volante apenas, melhora o passe e afrouxa a marcação.

Levir tentou fazer de Pierre o primeiro volante e alinhar Cícero e Douglas, este último um homem de marcação, como meias. Era natural um Corinthians, mesmo com o placar a seu favor, tomando iniciativa em casa. E o Fluminense cumpriu, no primeiro tempo, parte de sua missão: conteve o rival.

Não era o bastante. Faltava mais agressividade, porque Cícero recuava para buscar a bola junto à linha defensiva e, com Douglas por vezes tímido para se posicionar à frente, as opções de passe eram escassas. Quando Scarpa trocava o lado do campo pelo setor central e se juntava a Douglas, o Fluminense trocava passes e avançava. Mas o melhor caminho foi o lado esquerdo, por onde Wellington andou batendo Fágner no fôlego e no drible.

Antes do intervalo, o saldo não foi ruim. Não houve chance clara para o Corinthians. Enquanto isso, Wellington criou lance para um bom chute de Marcos Júnior e, mais tarde, o juiz não marcou pênalti em Cícero, empurrado na área.

O Fluminense do segundo tempo era mais ameaçador, com linhas mais adiantadas. Ajudaria se Richarlison, lançado no lugar de Wellington, tivesse entrado bem. Aos 18 minutos, Levir teve que dar uma cartada ousada: tirou Pierre, tornando Cicero e Douglas os volantes.

O resultado foi o temido: o Fluminense perdeu o sentido de marcação e as melhores chances foram do Corinthians. Primeiro, uma cabeçada de Romero que Júlio César pegou. Depois, o gol de Rodriguinho, aos 23. O Fluminense teve uma cabeçada de Gum na trave, mas logo perdeu Marquinho, expulso ao discutir com o juiz e receber dois cartões seguidos. No último lance, Fágner atingiu Richarlison na área.

CORINTHIANS 1 X 0 FLUMINENSE

Corinthians: Cássio, Fágner, Yago, Balbuena e Arana; Camacho (Cristian), Rodriguinho, Giovanni Augusto (Willians) e Marlone (Lucca); Marquinhos Gabriel e Romero.

Fluminense: Julio Cesar, Wellington Silva, Henrique, Gum e William Matheus; Pierre (Marquinho), Douglas, Cícero e Gustavo Scarpa; Marcos Junior (Magno Alves) e Wellington (Richarlison).

Gol: 2T: Rodriguinho aos 23m.

Juiz: Rodolpho Marques (PR).

Cartão amarelo: Cícero

Cartão vermelho: Marquinho

Público pagante: 20.614

Renda: R$1.103.889,50

Local: Itaquerão (SP).