Esportes

Fluminense perde de virada para a Chapecoense em casa

flu_chapeco.jpg

Vencer com autoridade o Atlético-MG e, três dias depois, perder para a Chapecoense, dá a medida da dificuldade tricolor de encontrar regularidade neste Brasileiro. O preço da instabilidade foi pago na noite desta quinta-feira, em Édson Passos. A primeira derrota na nova casa do Fluminense, por 2 a 1, teve sabor amargo para um time que começava a flertar com o G-4. Irritada com as substituições no segundo tempo, a torcida do Fluminense chamou o técnico Levir Culpi de burro.

Embora a Chapecoense parecesse um obstáculo menor do que o Atlético-MG, o fato é que o time catarinense jamais perdeu para o tricolor em Brasileiros. E, hoje, tem os mesmos 37 pontos do Fluminense na tabela.

A preocupação de enfrentar um rival muito fechado durou pouco. Ao encontrar o gol em uma de suas jogadas fortes, a boa presença de área de Cícero em lances pelo alto, o Fluminense parecia deixar o jogo encaminhado. Teve até chances para resolver a situação ainda no primeiro tempo, na cabeçada de William Matheus ou no chute de Cícero. O time era mais apressado do que veloz, desperdiçando jogadas. Ao menos, não era ameaçado.

O Fluminense do segundo tempo tinha duas mudanças: Ayrton no lugar de William Matheus, na lateral esquerda, e Maranhão no de Magno Alves. Marcos Junior passara a atuar pelo centro do ataque. Mas antes que as mudanças surtissem efeito, a perda da bola no ataque vitimou o time aos oito minutos, quando Dener, em contragolpe, empatou. Agora sim, o Fluminense iria se ver diante de um rival fechado. Com menos espaços, velocidade não bastaria mais.

O Fluminense se complicou todo. Levir tentou uma última cartada, apostando num centroavante típico ao pôr Henrique Dourado no lugar de Marquinho. Gustavo Scarpa passaria a ser o armador pelo centro, mas ficou preso na marcação. No ataque, o time colecionava atuações ruins. Maranhão, por exemplo, entrou mal. O tricolor não criava e ainda se expunha ao risco crescente do contragolpe. O que era ruim piorou a dois minutos do fim: cobrança de córner, falha grosseira da defesa e gol de cabeça de Lourency.

FLUMINENSE 1 X 2 CHAPECOENSE

Fluminense: Júlio César, Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus (Ayrton); Douglas, Cícero, Gustavo Scarpa e Marquinho (Henrique Dourado); Marcos Júnior e Magno Alves (Maranhão).

Chapecoense: Danilo, Gimenez, William Thiego, Felipe Machado e Dener; Matheus Biteco (Cléber Santana), Josimar e Gil; Arthur Maia (Lourency), Kempes (Bruno Rangel) e Thiaguinho.

Gols: 1T: Cícero aos 4m; 2T: Dener aos 8m e Lourency aos 43m.

Juiz: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)

Cartões amarelos: Wellington Silva, Douglas, Maranhão, Gimenez, Thiego, Matheus Biteco e Bruno Rangel.

Público pagante: 7.700 ( 8.820 presentes).

Renda: R$147.465,00.

Local: Giulite Coutinho (Edson Passos).