Cotidiano

Flórida fecha escolas e ordena retirada de moradores por furacão Matthew

FORT LAUDERDALE, Estados Unidos ? A Flórida suspendeu as atividades escolares, e os parques de diversão estão em alerta, enquanto o furacão Matthew avança em direção à Costa Leste dos Estados Unidos. Matthew aproximou-se das Bahamas nesta quarta-feira e era esperado chegar à costa atlântica da Flórida na noite de quinta-feira. O perigoso furacão foi rebaixado de categoria 4 para 3 nesta manhã. Furacão

A passagem da tormenta pela República Dominicana, Haiti e Cuba foi acompanhada de fortes ventos, chuvas pesadas e uma tempestade perigosa, provocando o deslocamento de milhares, destruição e a morte de pelo menos nove pessoas.

As autoridades do condenado de Brevard, na Flórida, ordenaram a retirada de moradores de ilhas costeiras e áreas que podem sofrem inundações.

Por enquanto, o site do Walt Disney World disse que todos os seus parques e resorts continuam funcionando em condições normais, mas pediu aos visitantes que estejam atentos às atualizações meteorológicas.

Na Carolina do Sul, a governadora Nikki Haley vai anunciar nas próximas horas seu plano para a chegada do furacão. Segundo as agências internacionais, ela avalia pedir a 1 milhão de pessoas que deixem a costa.

As autoridades temem a desatenção das pessoas, sobretudo no Sul da Flórida, onde não foi registrado furacão de grande potência nos últimos 11 anos.

No condado Miami-Dade, o maior distrito escolar do estado, as autoridades disseram que vão monitorar a tormenta nesta quarta-feira antes de decidir se suspendem as aulas na quinta e sexta-feira.

Do condado de Broward até a Costa Espacial, onde há advertências pelo furacão, foram canceladas aulas até o resto da semana. A maioria das universidades nas áreas de alerta também cancelou suas aulas de quarta-feira à tarde. Info Furacão Matthew