Cotidiano

Flórida confirma primeiros casos de zika nos EUA

MIAMI – Quatros pessoas da Flórida, no Sul dos EUA, são, provavelmente, os primeiros a serem contaminados pelo vírus zika, disse nesta sexta-feira o governador do estado, Rick Scott. O anúncio vem um dia depois de autoridades do estado suspenderem as doações de sangue em Miami para evitar contaminações.

Os EUA já tem mais de 1,5 mil casos de zika, mas esses quatro, segundo o departamento de Saúde da Flórida, são os primeiros em que “se for reunida informação suficiente para concluir que existe uma alta probabilidade de transmissão local”, disse a agência em nota.
Segundo o governador, os casos são nos condados de Broward e Miami-Dade.

“São uma mulher e três homens”, disse ele à imprensa local.

Por enquanto, os órgãos de saúde acreditam que a transmissão ativa esteja ocorrendo uma área pequena, mas deve crescer. As autoridades avisam há meses que a chegada do verão no hemisfério Norte, com mosquitos mais ativos, provavelmente traria casos locais para os EUA, especialmente nos estados do Golfo do México, como Flórida, Louisiana e Texas.

A confirmação da chegada do vírus aos EUA ocorre em meio ao recesso do congresso, que paralisou as atividades antes de chegar a um acordo para financiar a luta contra o vírus. O presidente Barack Obama pede quase US$ 2 bilhões para a investigação, e os congressistas discutem se o número é muito alto.