Cotidiano

Flores da solidariedade

Cascavel – São pelo menos mil espécies de flores, orquídeas, árvores frutíferas, exceto as cítricas, árvores ornamentais para jardim e utensílios diversos para floricultura e jardinagem. Tudo isso em um único lugar e o mais importante, todas as vendas resultarão em um percentual que será destinado a projetos e atendimentos sociais que recebem o apoio do Rotary.

Assim caminha a 12ª edição do Rotary Fest Flores que neste ano é realizado, pela primeira vez, no Centro de Convenções e Eventos.

A programação começou na semana passada e segue até este domingo das 9h às 22h com atendimentos ininterruptos. São pelo menos 60 voluntários de entidades parceiras que se revezam para as comercializações e as exposições.

Segundo a rotariana do Rotary de Cascavel Leste, Janda Queiroz, neste ano o movimento deverá ser menor e esta redução pode chegar a 30%. Isso porque a crise tem influenciado, mas principalmente a mudança de local deverá resultar nessa queda de visitantes. Antes a feira ocorria perto da Prefeitura de Cascavel. Por outro lado, com o pagamento dos salários, a expectativa é de que a agitação por lá seja maior neste fim de semana. “No ano passado recebemos cerca de 35 mil visitantes e o valor que ficou para investirmos em projetos sociais foi de aproximadamente R$ 30 mil, neste ano só teremos esta avaliação depois do término da feira. Apesar da possibilidade de redução de visitantes, esperamos que fique um valor razoável para este trabalho social”, explica.

Um dos parceiros do evento, Leandro Soares tem um viveiro em Santa Catarina trazendo parte dos exemplares de flores e frutíferas que estão à venda. Ele conta que é assim por pelo menos cinco anos. Como as despesas são elevadas, os preços são similares aos praticados no mercado, a vantagem de quem deseja visitar o espaço, com acesso totalmente gratuito, poderá passar o dia ali ver a exposição de carros antigos, fazer as refeições na praça de alimentação e ver, por exemplo, o desfile que será realizado neste sábado às 17h.

Acostumada a visitar a feira e apaixonada pelas orquídeas, a dona de casa Maria Lins da Silva fez questão de escolher as mudas que vai cuidar com carinho até ficarem adultas e renderem flores de beleza indiscutível. Ela saiu de casa, no Bairro Faculdade, exclusivamente para ver as flores. “Gosto de comprar as mudinhas para que cresçam comigo. Não sou colecionadora, mas tenho várias orquídeas porque gosto muito delas. As pessoas precisam vir aqui”, convidou.