Cotidiano

Flip anuncia Lima Barreto como autor homenageado em 2017

INFOCHPDPICT000062607749RIO – Afonso Henriques de Lima Barreto será o autor homenageado da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que vai acontecer entre os dias 26 e 30 de julho de 2017. A escolha vai de encontro às críticas recebidas pela festa na edição deste ano, principalmente a ausência de negros na programação principal.

Homenagear Lima Barreto era um desejo antigo de Joselia Aguiar, que assumiu a curadoria do evento no início do mês passado. Em 2013, a jornalista lançou uma campanha para que o escritor fosse homenageado na Flip do ano seguinte, mas a organização optou por Millôr Fernandes.

? Há um conjunto de nomes que são sempre lembrados, mas eu estava pessoalmente muito envolvida com o Lima. Uma sorte que todos toparam ? diz Joselia.

A curadora reconhece que há uma reivindicação grande pela ampliação da presença de negros e mulheres nos eventos literários. Ela destaca que poucos autores negros alcançaram visibilidade depois de Lima Barreto e essas são questões que a interessam.

? Eu venho da Bahia, onde o movimento negro e o debate do racismo é muito presente. Já a questão da autoria feminina me interessa primeiro porque sou mulher. Isso é estimulante. Todo essa debate de minorias tem a ver com o próprio Lima ? afirma ela.