Cotidiano

Flávio Godinho, um negociador hábil que caiu pela Eficiência

flavio-godinho-frente-conversa-com-rodrigo-caetano-e-muricy-ramalho-no-flame.jpg

RIO ? A capacidade de articular grandes negócios colocou Flávio Godinho em posição de destaque no Flamengo. Como vice-presidente de futebol do clube, Godinho foi responsável pelas contratações dos meio-campistas Conca e Diego, dois dos principais nomes da equipe rubro-negra que disputará a Libertadores. Antes do início da temporada, contudo, o dirigente se vê em uma situação de difícil manobra, e que nada tem a ver com futebol: Godinho foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira, na Operação Eficiência, acusado de ser operador de Eike Batista no esquema coordenado pelo ex-governador Sérgio Cabral.

Godinho era braço direito de Eike Batista na empresa EBX antes de chegar ao Flamengo, após a eleição de Eduardo Bandeira de Mello à presidência do clube, em 2012. Godinho ficou apenas oito meses como vice de relações externas e se afastou do clube para retornar em 2015, primeiro com vice de planejamento, depois no comando do futebol.

Bacharel em Direito pela PUC-Rio, Godinho se juntou ao grupo empresarial de Eike Batista na década de 1980. O currículo também inclui uma vice-presidência na TVX, empresa canadense de mineração, e CEO de empresas de saneamento no Brasil. O papel público de maior destaque, porém, foi no Flamengo, onde apareceu como peixe graúdo da Chapa Azul, grupo político que assumiu o clube em 2012.

Quando voltou ao Flamengo em 2015 e assumiu as rédeas do futebol, Godinho considerava ?amador? o método de contratação de jogadores do clube. O ápice de sua atuação no rubro-negro aconteceu no início do mês em que seria preso pela PF: foi a contratação do argentino Dario Conca, que havia sido ídolo no rival Fluminense antes de ganhar cifras milionárias no futebol chinês. Conca fazia tratamento no joelho em Miami, e o Flamengo convenceu os chineses a liberá-lo por empréstimo até o fim de 2017, com custo baixo até que se recupere das lesões e entre em campo. Godinho definiu o acerto como uma ?operação criativa?.

O Flamengo preferiu não se posicionar oficialmente sobre a prisão de Godinho, alegando ser de ?cunho pessoal?. Bandeira de Mello, presidente do clube, vai acumular temporariamente a função de vice de futebol, de acordo com o blog do Lauro Jardim.