Esportes

Flamengo vence o Santa Cruz com golaço de Willian Arão

201606222201039839.jpg-G852PG1M6.1.jpg

Num jogo em que abriu o placar no primeiro tempo, mas renunciou ao ataque e quase foi punido por isso, o Flamengo saiu com uma vitória magra sobre o frágil Santa Cruz, por 1 a 0, no Arruda. Desde os 12 minutos do segundo tempo, o time teve em campo três volantes e quase não produziu jogadas de ataque. Foi a terceira vitória do interino Zé Ricardo fora de casa no Campeonato Brasileiro, levando o Flamengo aos 17 pontos.

? Estamos numa crescente grande. Estão todos de parabéns pela entrega. Hoje foi um jogo em que vencemos na disposição. Não jogamos bem, mas o importante foi sair com os três pontos ? disse o goleiro Ale Muralha.

Com a mesma escalação que empatou com o São Paulo, o Flamengo fez uma atuação sólida no começo do primeiro tempo, com Alan Patrick como principal jogador no meio. Mas faltava ao time força dos homens de ataque. Everton e Marcelo Cirino pouco faziam e deixaram Felipe Vizeu sem companhia no setor.

Willian Arão era o responsável por iniciar a distribuição da jogada e chegar como homem-surpresa no ataque. Foi num desses lances que, aproveitando-se da falta de marcação adversária, o volante chutou de fora da área e pegou o goleiro Tiago Cardoso adiantado para fazer 1 a 0 aos 14. Contra o São Paulo, no domingo, ele já havia marcado.

Apesar da pouca qualidade técnica, o Santa Cruz conseguia chegar ao ataque na base da vontade. Também foi auxiliado por vacilos da defesa, como em erros de Jorge, aos 7, e de Rodinei, aos 8, que quase se transformaram em gols. O experiente Grafite ? que chegou a ser procurado no início do campeonato pelo Flamengo ? era a principal arma. Ele teve duas boas chances de marcar. Aos 37, cara a cara com Alex Muralha, finalizou fraco. Aos 46, em cobranças de falta na área, disputou a bola com Réver e a bola saiu próximo à trave esquerda do goleiro.

No início do segundo tempo, Alan Patrick teve uma oportunidade aos 2, mas se precipitou e arriscou de fora quando poderia invadir a área. A bola acabou longe. Ali terminava a tentativa rubro-negra de chegar ao segundo gol.

Dez minutos depois, Zé Ricardo fez sua primeira mudança. Para evitar as investidas dos donos da casa, ele tirou o centroavante Felipe Vizeu, que pouco apareceu, para colocar o volante Cuéllar. O colombiano errou uma saída de bola aos 29 e a bola ficou com Wallyson, que deixou Grafite na cara do gol. Ágil, Muralha saiu nos pés do atacante e defendeu.

Aos 30 minutos, Zé Ricardo trocou um homem de criação por outro. Saiu Alan Patrick para a entrada de Mancuello. Não foi o suficiente para melhorar o time e criar situações reais de gol, mas, àquela altura, bastava garantir o resultado.