Esportes

Flamengo pega o Madureira de olho em mando de campo na semifinal

20170218152928_201.jpg

Com 100% de aproveitamento no Carioca, era de se esperar que o Flamengo entrasse relaxado na última rodada da fase de grupos da Taça Guanabara, neste domingo, às 17h, contra o Madureira, no Raulino de Oliveira. Há, no entanto, dúvidas para as semifinais que, se não tiram o sossego rubro-negro, também não permitem que o time de Zé Ricardo se desligue totalmente do campeonato.

O Flamengo, líder do Grupo B com 12 pontos, já está classificado para a semifinal e depende só de um empate com o Madureira, vice-líder com 10 pontos, para garantir a primeira colocação na chave.

Flamengo – 17.02

A liderança pode garantir um estádio a favor na semifinal – que, mantida a classificação atual, seria contra o Vasco. O Juizado do Torcedor aceitou, na sexta-feira, o pedido do Ministério Público por torcida única em clássicos no Rio de Janeiro, motivado pelas brigas no jogo entre Flamengo e Botafogo.

Caso a decisão não seja derrubada, é possível que o time de melhor campanha, por ser dono do mando de campo na semifinal, tenha o direito de levar sua torcida. A Federação do Rio diz que ainda vai discutir a situação com os clubes.

? O Flamengo é totalmente contrário à torcida única nos estádios. Quanto à medida judicial, não nos resta atitude senão cumpri-la ? disse o presidente rubro-negro Eduardo Bandeira de Mello.

No caso do Flamengo, será necessário ainda um entendimento com o Botafogo, que vetou jogos do rubro-negro no Engenhão após os distúrbios no clássico do último fim de semana. O regulamento diz que os clássicos, semifinais e finais sejam realizados no Maracanã, que está fechado. Uma resolução do Arbitral, por sua vez, apontou o Engenhão como opção ao Maracanã.

O Flamengo treinou a portas fechadas neste sábado, no Ninho do Urubu, na última atividade antes do jogo contra o Madureira. Depois de usar time reserva no meio de semana na Primeira Liga, a tendência é que o técnico Zé Ricardo volte a escalar força máxima neste domingo.

Zé Ricardo poderá relacionar também os jovens Felipe Vizeu, Matheus Sávio e Lucas Paquetá, que foram destaques da seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20, apesar da campanha ruim no geral.

No Madureira, que jogará neste domingo com uniforme em homenagem à escola de samba Império Serrano, o torcedor rubro-negro encontrará um velho conhecido: o atacante Souza, bicampeão carioca pelo Flamengo em 2007 e 2008.

FICHA DO JOGO:

Flamengo: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Rômulo, Arão e Diego; Mancuello, Éverton e Guerrero

Madureira: Rafael, Ruan, Diego Guerra, Jorge Felipe e Wellington Saci; Rezende, Leandro Carvalho, Luciano e Douglas Lima; Júlio César e Souza.

Juiz: João Batista de Arruda.

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Horário: 17h.

Transmissão: Rede Globo, Premiere e Rádio Globo/CBN.