Esportes

Flamengo e Maracanã: uma aliança que não deu liga

Anunciado em agosto pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello como o grande aliado na arrancada rubro-negra rumo ao sonhado heptacampeonato brasileiro, o Maracanã acabou não fazendo diferença para o Flamengo na reta final do Brasileirão. Pelo contrário, Foi justamente no estádio que o time comandado por Zé Ricardo perdeu o título nacional.

Quando atua como mandante, o aproveitamento do Flamengo no estádio foi o pior de todos até aqui no Campeonato Brasileiro. O time empatou os jogos contra o Corinthians, o Botafogo e o Coritiba, o mais recente empate que veio depois que o time abriu 2 a 0. Foram seis pontos perdidos que se a equipe tivesse conquistado estaria na vice-liderança, um ponto apenas atrás do Palmeiras. Hoje, o time de Zé Ricardo é o terceiro colocado com 67 pontos e ainda luta com o Atlético-MG pela vaga direta na fase de grupos para a Libertadores.

Por conta do fechamento do Maracanã para a preparação e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Flamengo só voltou a jogar no estádio no dia 23 de outubro. Dois meses antes, Bandeira havia declarado que o local seria uma arma rubro-negro, mesmo que para boa parte do elenco o gramado do estádio fosse tão desconhecido quanto para os times visitantes.

– O Maracanã sempre foi a casa do Flamengo, onde a gente se sente à vontade. Tenho certeza que vai nos ajudar muito nessa arrancada – afirmou o presidente em setembro.

Um mês depois da volta para casa, o sentimento é de frustração. O aproveitamento do Flamengo é de apenas 33,33%, o pior de todos os cinco estádios em que o Flamengo fez, no mínimo, dois jogos como mandante neste Brasileiro.

Para o técnico Zé Ricardo, a obrigação de vencer no Maracanã não chegou a ser um problema para o time. Ele lamentou apenas que a expectativa pela volta ao estádio não tenha rendido o esperado.

– Aquela expectativa que tinha de voltar ao Maracanã e ser impulsionado pelas vitórias infelizmente não aconteceu. Serve de ensinamento. Vamos ter que buscar forças para sair desse luto e buscar fazer o máximo para terminar bem o campeonato – afirmou o técnico, que viu o seu time ser chamado de ?sem vergonha? pela torcida.

– A gente lamenta (os protestos), mas a torcida está no seu direito. Não tem que buscar culpado, não tem Márcio Araújo, A, B ou C… Somos responsáveis por vitórias, derrotas e nos empates. A torcida frustrou-se como nós, mas nenhum deles está chateado como estamos. A gente brigou para caramba e tenho certeza que todos eles honraram muito a camisa.

ESPÍRITO SANTO FEZ DIFERENÇA

A julgar pelo desempenho, o estádio que fez realmente diferença como ?casa rubro-negra? foi o Kléber Andrade, no Espírito Santo. Lá o Flamengo teve 100% de aproveitamento: cinco jogos e cinco vitórias.

O time teve desempenho semelhante no Pacaembu, quando venceu seus dois jogos disputados contra Figueirense e Santa Cruz.

Até no Raulino de Oliveira, estádio tido como um dos que os times cariocas vinham tendo um desempenho ruim no Brasileirão, o Flamengo conseguiu ir melhor. Dos nove pontos disputados, o Flamengo conquistou sete, um aproveitamento de 77,7%.

Já no Mané Garrincha, onde o time disputou quatro jogos, a equipe faturou sete dos 12 pontos possíveis. Um aproveitamento de 58,33%.

O outro estádio em que o Flamengo jogou como mandante no Brasileiro foi na Arena das Dunas, em Natal, onde o time perdeu para o Fluminense por 2 a 1.

O Flamengo ainda tem mais um jogo no Maracanã, no domingo, contra o Santos. Será a chance de o time melhorar seus números no estádio e, ao menos, se despedir com uma vitória e uma vaga garantida na fase de grupos da Libertadores.

– Estamos frustrados, lógico, mas temos ainda um objetivo secundário que é a busca pelo vice-campeonato. Vamos tentar nos recuperar dessa frustração (do empate) para estar preparado para o jogo da semana que vem – disse Zé Ricardo, fazendo um balanço do campeonato rubro-negro. – Tivemos momentos bons, mas em nenhuma das partidas conseguimos ser regulares os 90 minutos. Para uma equipe que chegou brigando pelo titulo, tem um preço. E hoje pagamos esse preço sem lutar mais pelo título. O que os rapazes estão fazendo, sei que lutam muito e vamos buscar o segundo lugar até o final.