Esportes

Flamengo e Conca acertam empréstimo, e meia se apresenta em janeiro

O Flamengo já tem encaminhado um acordo de empréstimo de um ano com o Shandong SIPG, da China, para o meia Conca desembarcar em janeiro na Gávea. Aos 32 anos, o argentino está em Miami, nos Estados Unidos, onde se recupera de uma lesão grave no joelho esquerdo. A previsão de retorno aos gramados é em maio, o que deixaria Conca pronto para o Brasileiro e a Libertadores de 2017 no Rubro-negro.

A negociação é tratada com sigilo e está na fase dos detalhes burocráticos, por isso os dirigentes do Flamengo não confirmam. O clube aguarda de forma cautelosa resultados de exames médicos do jogador. Conca operou o joelho no fim de agosto com o famoso médico Robert Laprade, que resolveu questões semelhantes em astros do esporte mundial.

Na última semana, o meia fez uma revisão e ouviu do médico que a recuperação está caminhando bem. Enquanto isso, o jogador foi liberado pelos chineses para ficar em sua casa em Miami, onde faz tratamento e treina em período integral. A equipe que o ajuda no processo, com fisioterapia e preparação física, vai acompanhá-lo no Flamengo, inclusive, até custeada pelos chineses.

Com auxílio do advogado de Conca, Marcos Motta, já existe um acerto para o Shandong liberar o jogador por empréstimo para se recuperar no Flamengo, em sua nova estrutura, e voltar em 2018, ano que voltaria a atuar na liga local e na Liga dos Campeões. A competição internacional é a menina dos olhos do clube, mas esse ano Conca não pode mais jogá-la. O Flamengo aproveitaria a oportunidade e pagaria apenas parte pequena do salário, no máximo R$ 500 mil (na China Conca recebe quase R$ 2 milhões/mês).

Por sua idolatria e respeito no Shandong SIPG, Conca não terá o processo de liberação dificultado. Agora, cabe ao Flamengo calcular o risco.