Esportes

Flamengo derrota a Ponte Preta com gol nos minutos finais

Em uma noite estranha, e emocionante, o Flamengo foi da euforia ao temor em alguns minutos. Quando parecia que o time dormiria a cinco pontos do líder Palmeiras, Fernandinho, aos 44 do segundo tempo, encheu o pé para garantir a vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta, em Cariacica. Com as vitórias de Palmeiras sobre São Paulo e do Atlético-MG sobre o Vitória, ambas por 2 a 1, os três principais candidatos ao título mantiveram iguais as distâncias no topo da tabela. Com 43 pontos, o rubro-negro está a três do time paulista e um a frente da equipe mineira.

? Tomamos um gol em uma hora em que estávamos melhor, mas superamos e fomos buscar o resultado. A gente sabia a importância de buscar a vitória. Encaramos cada jogo como uma decisão ? disse Fernandinho, que na semana passada havia feito seu primeiro gol pelo rubro-negro, que foi decisivo para a classificação na Copa Sul-Americana sobre o Figueirense.

O Flamengo parece ter executado com precisão o planejamento de início de jogo. Após alguns minutos de estudo das equipes, o time sufocou a Ponte Preta a partir dos 10 minutos e, passados três minutos, o gol saiu. Após escanteio, Réver tocou, Damião tentou marcar, mas Aranha fez a defesa parcial e, na sobra, Gabriel fez. Ele ainda não tinha marcado no Brasileiro.

O rubro-negro cometeu um erro após o gol: perdeu o apetite ofensivo. Aos 20, Douglas Grolli chegou com perigo de cabeça, mas a jogada não valeu. A arbitragem marcou impedimento inexistente. Aos 25, Thiago Galhardo teve chance, mas não conseguiu finalizar. Aos 32, Rhayner balançou a rede, mas pelo lado de fora. Três minutos depois, Roger foi quem desperdiçou. Em resumo, o rubro-negro deu sorte de não ter ido para o vestiário com um empate.

PONTE MARCA EM TRÊS TOQUES

A volta do intervalo veio acompanhada de uma surpresa. Autor do gol, Gabriel foi substituído. Ele passou mal e foi substituído por Marcelo Cirino. Atrás no placar, a Ponte Preta continuou arriscando mais e, aos 23, foi recompensada. Em reposição rápida, o goleiro Aranha deu um chute forte para o ataque, William Pottker ajeitou em um toque e, no segundo, chutou cruzado para empatar.

Querendo vencer a todo custo, Zé Ricardo colocou Mancuello e Fernandinho no lugar de Márcio Araújo e Éverton. Aos 44, Diego tentou de bicicleta, Aranha espalmou e, no rebote, Fernandinho chutou forte para garantir a vitória.