Esportes

Fla enfrenta Atlético-MG do carrasco Fred para manter o sonho

INFOCHPDPICT000061864692O ano era 2004 quando o Flamengo, com Júlio César no gol, Júnior Baiano na zaga, Athirson na lateral, Zinho no meio e Dimba no ataque, enfrentou Fred pela primeira vez. O placar contra o Cruzeiro, no Mineirão, marcava 0 a 0 quando, aos 17 minutos do segundo tempo, o atacante de então 20 anos girou sobre Fabiano Eller e marcou na saída do goleiro. O gol abriu o caminho para a vitória do time mineiro e de uma carreira de gols contra o rubro-negro carioca, rival de neste sábado, às 16h30m, mais uma vez no principal estádio de Belo Horizonte. Aos 33 anos, Fred é o maior artilheiro do Brasileiro na era dos pontos corridos, com 126 gols. Nove deles marcados sobre o Flamengo, que tem em seu caminho mais uma vez o atual artilheiro do campeonato, com 13 gols. LINKS FLAMENGO 24-10

Sem vencer há dois jogos, o Flamengo precisa superar o Atlético-MG de Fred esta tarde e torcer por um tropeço do Palmeiras diante do Santos para reduzir a distância para o líder do Brasileiro, que hoje está em seis pontos. O técnico rubro-negro Zé Ricardo está atento aos perigos do rival ? se o Atlético-MG vencer, o Flamengo pode cair para terceiro ou até quarto.

? O Atlético não tem só uma grande equipe, mas um grande elenco. Mostra isso nas duas competições que disputa (Copa do Brasil e Brasileiro). É um time impetuoso, que busca o gol o tempo todo. Mas o Flamengo já mostrou que pode vencer qualquer adversário. A única certeza que tenho é que fizemos boa semana de trabalho. Queremos fazer grande jogo e espero que se concretize. Precisamos melhorar a qualidade do nosso jogo e com isso alcançar o resultado que nos interessa ? analisou o técnico.

Com um gol em cada um dos últimos três jogos, Fred chegará descansado ao jogo, já que não atuou na vitória do Atlético-MG sobre o Internacional na quarta-feira.

? O Fred é um grande jogador e uma grande pessoa. Tenho certeza que vai procurar fazer o melhor trabalho. Eu o conheço bastante, mas nossa preocupação não é só o Fred, é o Atlético-MG. Se fizermos a nossa parte bem feita, o Flamengo tem grandes chances de vitória ? assegura Rafael Vaz, que, ao lado de seu companheiro de zaga, Réver, terá a missão de evitar que atacante incomode o goleiro Muralha.

O artilheiro mineiro compartilha a boa fase com os companheiros de time.

? Nossa equipe tem muita qualidade, então procuro me doar ao máximo, correr o campo inteiro para ajudar a nossa equipe a sair com a vitória. Fica melhor para mim, já que sou centroavante, quando a gente ganha e eu faço gols. Esse é o meu ganha pão. É minha maior responsabilidade ? diz Fred.

Com 54 gols, o Atlético-MG é o segundo time que mais fez gols no campeonato ? o Palmeiras é o líder também neste quesito, com 56 gols. Para efeito de comparação, o Flamengo tem 45 gols marcados. Além de Fred, o ataque da equipe mineira tem o experiente Robinho, um dos vice-artilheiros do Brasileiro, com 11 gols. No banco de reservas, o técnico Marcelo Oliveira tem ainda Lucas Pratto, atacante da seleção argentina.

ZÉ RICARDO CONFIANTE

O grupo rubro-negro não esconde que encara o confronto do Mineirão como uma partida duplamente decisiva, pelos riscos e pela empolgação envolvidos. Ontem pela manhã, no Ninho do Urubu, Zé Ricardo voltou a esconder o treino da imprensa e não revelou qual será sua escalação. A tendência é que o meia Mancuello e o atacante Emerson Sheik, que jogaram contra o Corinthians, sejam barrados para a entrada de Gabriel e Fernandinho. Ontem, a delegação rubro-negro viajou para Minas com 23 jogadores.

? Vamos lá para buscar a vitória, porque só ela nos mantém vivos na competição. Nossa visão tem que ser sempre otimista. Acredito na força da nossa equipe. A impressão é que será um grande jogo, porque o Atlético é também muito talentoso e tem grande treinador ? disse.

Zé Ricardo conversou com os jogadores e garante que não existe insegurança entre os jogadores.

? Tivemos um papo rápido na terça-feira e, depois, individual com alguns. Percebo que atletas estão muito motivados.