Esportes

Fisco da Espanha pega mais um: desta vez, ex-atacante do Barcelona

O atacante chileno Alexis Sánchez, do Arsenal, da Inglaterra, é mais um jogador de futebol com problemas com o Fisco espanhol. Ex-atleta do Barcelona, ele teve uma casa embargada na cidade catalã, por decisão da Justiça. O motivo, segundo noticiou o jornal esportivo da Espanha “Mundo Deportivo”, é uma dívida tributária.

De acordo com a reportagem, Sanchez deve 3,7 milhões de euros (R$ 13 milhões) em impostos, referentes aos anos 2011, 2012 e 2013.

Esses impostos foram cobrados pela Fazenda espanhola a partir de cobrança de impostos sobre o montante de 708.858,93 euros cujas taxas não teriam sido recolhidas pelo jogador. Foram aplicadas sanções no valor de 354.433,15 euros e 234.236,97 euros, mais juros e correção sobre o que ele teria sonegado no período de 2011 a 2013.

O CASO DE NEYMAR

Messi já foi vítima de acusação de fraude fiscal e acabou absolvido. Neymar é outro que enfrenta investigação, em função de valores que não teriam sido declarados em sua transferência do Santos para o Barcelona. Ele chegou a ter prisão pedida pela promotoria.

Na quarta-feira passada Neymar escapou em um dos processos por fraude fiscal. O Tribunal de Justiça de Barcelona determinou que somente o Barcelona tem culpa e multou o clube em 6 milhões de euros (R$ 21 milhões) por irregularidades nas negociações com o Santos. Neymar e o pai ainda respondem a outro processo na Espanha e mais um no Brasil.

Nesse outro processo na Espanha, em que corre risco até de ser preso, Neymar é alvo de uma denúncia, feita em novembro, do grupo DIS, que detinha os direitos econômicos sobre o jogador e se diz lesado no processo de venda para o Barcelona. O grupo financeiro acusa, na Justiça, Neymar, o pai dele, a mãe e membros das diretorias de Santos e Barcelona por corrupção.