Cotidiano

?Financiamento de campanha tem resultado em alianças espúrias?, diz Ayres Britto

SÃO PAULO – O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, fez uma crítica ao financiamento de campanhas eleitorais e chegou a falar em “alianças espúrias”, na tarde desta segunda-feira, em São Paulo.

O jurista conversou sobre o tema após ouvir de jornalistas que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), defendeu o voto em lista fechada como uma das mudanças que deveriam ser contempladas numa reforma política, e que esse modelo é que melhor se ajusta ao financiamento eleitoral em vigor no país, que acabou com a doação de empresas.

– O poder econômico é bom para aquilo que lhe cabe, mas ao participar do processo eleitoral, ele sai do campo da excelência para a insolência – opinou o jurista, que participou de um seminário sobre Parlamentarismo na capital.

– Chega de interferência do poder econômico no processo eleitoral. O financiamento de campanha no Brasil tem resultado em alianças espúrias na esfera política. A tendência é de que políticos apenas representem que estão representando o povo. Na verdade, estão representando os financiadores de sua campanha – continuou.

Britto apontou ainda que “acha que vai dar certo” a decisão do STF sobre as regras atuais para financiamento de campanhas.

– A tendência é que o financiamento dos partidos venha dos seus filiados, eleitos e simpatizantes – concluiu.