Policial

Final de semana com embriagados ‘retirados’ do trânsito de Cascavel

Operações comprovam que, infelizmente, cada vez mais pessoas assumem os riscos de dirigir embriagadas

Final de semana com embriagados ‘retirados’ do trânsito de Cascavel

 

 

Cascavel – Desde o feriado de Carnaval quando uma grande “algazarra” Rua Paraná, nas proximidades na Rua Pio XII, local bastante conhecido como “point dos baladeiros” gerou inúmeros transtornos, a Transitar em conjunto com a Polícia Militar e Guarda Municipal, vem realizando uma operação integrada nos finais de semana com objetivo de coibir os “excessos”. E o que vem chamando a atenção é a quantidade de motoristas bêbados dirigindo que chega a 70% das autuações registradas.

Do dia 26 de fevereiro até o dia 19 de março, foram quatro finais de semana de operações e um total de 236 autuações de trânsito, destas, 58 motoristas foram enquadrados por crime de trânsito no artigo 306 do Código Brasileiro de Trânsito (Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência) e foram detidos. A pena pode ser de seis meses a três anos de detenção e suspensão do direito de dirigir. Outros 146 foram pelo artigo 165 que é dirigir sob a influência de álcool em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica.

Ou seja, das 236 autuações, 204 delas estavam ligadas a embriaguez ao volante, a preocupante média de 70%. Além disso, outras 22 autuações por condutor não regularmente habilitado, um deles era motorista de aplicativo e 77 veículos removidos, sendo 61 carros e 16 motos. Ao todo, incluindo as fiscalizações no entorno e nos bolsões, foram 339 infrações de trânsito.

 

“EMBRIAGUEZ CONSTANTE”

De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, mesmo com a rotina de fiscalizações o número não diminui. No dia 12 de março, para se ter uma ideia foram 26 flagrados embriagados e 11 deles foram encaminhados à Delegacia de Cascavel. “Estamos bastante preocupados porque mesmo com todas as ações, o número não reduz” alertou Simoni.

No último fim de semana, para se ter uma ideia, a Transitar dispôs de um ônibus para conseguir transportar os “embriagados” até a delegacia, já que num carro pequeno podem ir no máximo 3 pessoas e quando um agente tem que se deslocar até a Polícia Civil, deixa de dar apoio para a operação.

Segundo a presidente, as ações vão continuar, principalmente com objetivo de conscientizar para os perigos da combinação álcool e direção.

 

Rodovias federais

E o problema não é apenas na cidade, mas também é identificado facilmente nas rodovias. De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, chefe do Núcleo de Comunicação, no ano de 2019 a cada 39 testes os policiais aplicavam uma multa, já agora este número caiu: 23 testes. A constatação indica, infelizmente, que cada vez mais pessoas estão bebendo e dirigindo.

Neste ano de 2022, do dia 1º de janeiro a 20 de março, a PRF fez um total de 4.909 testes e destes, 207 foram enquadrados em autos de infrações e 26 deles foram detidos. “A comparação é bem clara, porque neste ano aumentamos as fiscalizações e aumentam as infrações. Vamos continuar trabalhando, porque quanto mais temos fiscalização, menos acidentes temos”, afirma a PRF.

 

 

Crédito: Assessoria Transitar