Cotidiano

Fim de uma era: Blackberry anuncia saída do mercado de smartphones

201609252120498052_RTS.jpg

WATERLOO, Canadá ? A Blackberry, que há uma década frequentava a lista de maiores fabricantes de celulares, anunciou nesta quarta-feira a saída total da indústria de smartphones. Com a mudança de estratégia, a companhia canadense irá focar no desenvolvimento de softwares e serviços de segurança.

A informação foi divulgada pelo diretor executivo, John Chen, durante o anúncio dos resultados trimestrais, que reportaram prejuízo de US$ 8 milhões na divisão de soluções móveis.

? A companhia planeja encerrar todo o desenvolvimento interno de hardware e vai terceirizar essa função para parceiros ? disse Chen. ?Seguindo esta estratégia, nós estamos focando no desenvolvimento de software, incluindo segurança e aplicações.

A Blackberry se tornou conhecida pelo teclado QWERTY e pelo sistema de troca de mensagens seguro, que se tornou queridinho do presidente americano, Barack Obama. O negócio de smartphones ficará a cargo da operadora indonésia BB Merah Putih, que será responsável pela fabricação, distribuição e promoção dos dispositivos com a marca naquele país. A empresa também negocia com parceiros na China e na Índia.

A notícia foi bem recebida pelo mercado. Na abertura das negociações desta quarta-feira, as ações da BlackBerry subiram cerca de 6%, apesar dos resultados trimestrais terem ficado abaixo das expectativas.

? Esta é uma decisão totalmente sensata e provavelmente atrasada ? disse o analista do IDC John Jackson, em entrevista à Reuters. ? A receita com software e o perfil de margem associado é onde deveria estar o foco, o que poderá ser feito agora.