Policial

Fim da burocracia para construção da Delegacia de Cascavel?

Deve chegar ao fim hoje uma parte burocrática para a construção da Delegacia Cidadã de Cascavel, promessa há anos e que até agora não passou disso.

O terreno em que a Delegacia será construída é no centro da cidade, onde ficava o antigo colégio Washington Luiz e a Escola Gladis Maria Tibola. O espaço é do Estado e foi cedido ao Município para o funcionamento da Gladis. Depois que a estrutura foi incendiada, a antiga gestão devolveu ao Estado o terreno. E o Governo prometeu construir ali a Delegacia.

Porém, com a confusão toda, um débito de imposto do Estado para com o Município foi gerado por engano. “O Estado não paga imposto para o Município. A dívida não precisou ser paga, mas foi necessário dar baixa na documentação para, só aí, fazer a licitação”, explica o prefeito em exercício, Jorge Lange.

A nova estrutura é luta antiga, já que o prédio atual da Polícia Civil é antigo, deteriorado e não atende mais às necessidades.

Emenda

A promessa é antiga, tanto que em 2015 uma emenda coletiva de deputados estadeais foi protocolada para garantir R$ 5 milhões para o novo prédio. E segundo a assessoria de imprensa da Alep, quando isso ocorre, a verba vai direto para o caixa do Estado. Não há informação se essa verba ainda existe. Nem o projeto.

Confusão

A reportagem solicitou informações à Secretaria de Segurança Pública do Estado. Que fez uma confusão danada e, em nota, afirmou que o projeto é que estava parado no Município, sendo que toda a construção é de responsabilidade do Estado. Depois, a assessoria da Polícia Civil do Paraná respondeu dizendo que a responsabilidade das Delegacias Cidadãs é da Sesp, continuando a “roda” de um joga para o outro. A informação real foi dada pelo delegado-chefe da 15a SDP de Cascavel. Que ligou para a nossa reportagem e fez questão de esclarecer o assunto, também a pedido do delegado-geral de Polícia Civil, Júlio Reis.

No fim da tarde, a Secretaria encaminhou outra nota:

“A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná informa que o projeto para a construção de uma Delegacia Cidadã em Cascavel está em fase de adaptação. Em Cascavel a previsão é que seja construída uma Delegacia Cidadã padrão III, com 1.700 metros quadrados. A construção faz parte do programa Paraná Seguro e contará com recursos de uma parceria do Governo do Paraná com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. A edificação será erguida em terreno cedido pelo município”.