Cotidiano

Filme que lembra Le Pen causa ira da extrema-direita francesa

PARIS ? Um filme sobre a ascensão do populismo em que destaca uma líder de extrema-direita que lembra a francesa Marine Le Pen será estreado na França em fevereiro, dois meses antes das eleições, o que provocou protestos de seu partido Frente Nacional (FN).

?Chez nous? (Nossa Casa), dirigido pelo belga Lucas Belvaux, conta a história de uma enfermeira no norte da França a que um partido extremista, o Bloco Patriótico, tenta convencer a ser sua candidata.

As posições nacionalistas e anti-imigrantes do partido, e o cabelo curto loiro de sua líder, interpretada pela atriz Catherine Jacob, claramente recordam a Frente Nacional e Marine Le Pen.

O vice-presidente do partido, Florian Philippot, classificou como ?escandaloso? o fato de que o filme ?claramente anti-Frente Nacional? estreará em 22 de fevereiro, dois meses antes do primeiro turno das eleições presidenciais, nas quais Le Pen será candidata.

Outros membros do partido, como Gilles Pennelle, criticaram o filme e sua ?falta de respeito aos francesas e sua liberdade de expressão?.

Belvaux se defendeu das críticas na segunda-feira, dizendo que ?não é um filme militante?.

? É um filme comprometido (…) feito para suscitar o debate, não para provocar a FN.

Pesquisas preveem que Le Pen passará para o segundo turno das eleições em maio, mas, em seguida, perderá para o candidato conservador François Fillon.

A Frente Nacional quer retirar a França da zona do euro e da União Europeia e se identifica com uma corrente política que atua em outros países contra a imigração, a classe dominante e a globalização.