Variedades

Filme mais assistido em festival tcheco é de dupla do oeste do PR

O curta também recebeu oito indicações em festival mensal de cinema no Brasil

Filme leva histórias do oeste paranaense a festivais de dois continentes
Filme leva histórias do oeste paranaense a festivais de dois continentes

O curta-metragem Com Você, produzido pelos estudantes Gabriel Portella e Aline Sartor, de Céu Azul, foi o filme mais assistido no Sportfilm Liberec (Festival de Cinema Esportivo da República Tcheca) e recebeu oito indicações para o Bimiff (Festival Internacional de Cinema Independente Mensal do Brasil) deste ano.

Dentre as categorias estão: melhor filme brasileiro em média metragem, melhor roteiro, melhor direção, melhor fotografia, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante, sensação de alívio e felicidade.

“Foi muito bom! Ficamos emocionadíssimos! Não conseguia nem escrever contando para os atores porque a mão não parava de tremer”, conta Gabriel.

Além das conquistas, Com Você estreou no Festivou (Festival Audiovisual Independente Brasileiro) e no Anatolia International Film Festval, na Turquia, indicado para duas categorias: melhor curta-metragem de drama e melhor fotografia. “Como nosso trabalho é independente, nós valorizamos cada reconhecimento, cada vitória”, diz Gabriel.

 

Os diretores

A dupla Gabriel e Aline, responsável pela criação do roteiro, seleção de elenco, filmagens, ensaios e pela edição, orgulha-se de, mesmo com a falta de apoio financeiro, de ter alcançado tanto profissionalismo na produção, tudo isso recebendo apenas a ajuda de quem voluntariamente se candidatava ao projeto.

Os dois sempre foram apaixonados por cinema. Cada um escolheu uma área que mais se aproximava da área multimídia, jornalismo e fotografia.

 

Como começou

O impulso para começar a gravar veio com a vitória em um concurso de cinema em Cascavel, a partir daí Gabriel conta que se sentiram motivados a fazer algo com mais tempo e maior produção.

O trabalho, que começou em março de 2019, levou um ano para ser concluído, tempo em que equilibraram faculdade, empregos, família com os vários desafios ao longo do processo de produção.

 

O curta

O filme Com Você conta a história de Noah, um menino que tenta se recuperar da perda de seu amigo e vive em conflito consigo mesmo, situação que se agrava pelos atritos em sua família e o distanciamento de algumas amizades. O curta referencia a cultura regional e a fama de Céu Azul, cidade das filmagens, possuir uma rodovia onde ocorrem graves acidentes.