Variedades

Filme mais assistido em festival tcheco de cinema é de dupla do oeste do Paraná

Foto: Gabriel Portella
Foto: Gabriel Portella

O curta-metragem Com Você, produzido pelos estudantes Gabriel Portella e Aline Sartor, de Céu Azul, foi o filme mais assistido no Sportfilm Liberec (Festival de Cinema Esportivo da República Tcheca) e recebeu oito indicações para o Bimiff (Festival Internacional de Cinema Independente Mensal do Brasil) nesta quarta-feira, 16, entre as categorias estão: Melhor filme Brasileiro em média metragem, melhor roteiro, melhor direção, melhor fotografia, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante, sensação de alívio e felicidade, segundo Gabriel: “Foi muito bom, a gente ficou emocionadíssimo, não conseguia nem escrever contando para os atores porque a mão não parava de tremer”.
Além das conquistas, Com Você também estreou no Festivou (Festival Audiovisual Independente Brasileiro) e no Anatolia International Film Festval, na Turquia, indicado para duas categorias: Melhor curta-metragem de drama e Melhor fotografia.
“Como nosso trabalho é independente, nós valorizamos cada reconhecimento, cada vitória” diz Gabriel.

Os diretores
A dupla, que foi responsável pela criação do roteiro, seleção de elenco, filmagens, ensaios e edição, se orgulha de ter ser independente e, mesmo com a falta de apoio no orçamento, ter tentado ao máximo profissionalizar a produção, tudo isso recebendo apenas a ajuda de quem voluntariamente se candidatava ao projeto.
Gabriel e Aline sempre foram apaixonados por cinema, cada um escolheu uma área que mais se aproximava da área multimídia, jornalismo e fotografia. “A gente tem nosso mérito profissional, que quando a gente chegar para uma pessoa da área vão ser capazes de reconhecer isso”.

Como começou
O impulso para começar a gravar veio com a vitória em um concurso de cinema em Cascavel, a partir daí Gabriel, conta que se sentiram motivados a fazer algo com mais tempo e maior produção. O trabalho, que começou em março de 2019, levou um ano para ser concluído, tempo que equilibraram com a faculdade, empregos, família e os vários desafios ao longo do processo.

O curta
O filme conta a história de Noah, um menino que tenta se recuperar da perda de seu amigo e vive em conflito consigo mesmo, situação que se agrava pelos atritos em sua família e o distanciamento de algumas amizades. O curta se aproveita de referências à cultura regional e da fama da cidade escolhida para a gravação, Céu Azul, além de apostar na imersão causada pela escolha de uma filmagem mais fidedigna ao mundo real.