Cotidiano

Filhotes de tigre órfãos são ?criados? por tigresa de pelúcia na Índia

thetigercubs.jpg

NOVA DÉLHI ? Para salvar três filhotes órfãos de tigre-de-bengala, funcionários da Reserva Bandhavgarh, em Madhya Pradesh, na Índia, encontraram uma solução inusitada: substituir a mãe encontrada morta no mês passado por uma tigresa de pelúcia.

? Inicialmente, nós tentamos dar o leite de cabra, mas eles não gostaram da interação humana. Eles simplesmente recusaram a mamadeira dada pela nossa equipe ? disse Mridul Pathak, diretor do parque, à AFP. ? Agora eles estão se alimentando de mamilos sintéticos presos ao boneco por seis dias. Os níveis de energia aumentam desde a primeira alimentação.

E para melhorar o bem estar dos filhotes, os tratadores tentaram recriar o ambiente natural na sala onde eles estão sendo mantidos, usando galhos de árvores, grama e areia.

? Nós até esfregamos fezes da mãe no tigre de brinquedo e na grama para recriar a sensação de proximidade com a mãe verdadeira ? disse Pathak.

tigre.jpg

Os filhotes foram encontrados em condição crítica perto do corpo da mãe, localizado na margem de um rio em janeiro. Segundo Pathak, a suspeita é que ela tenha sido morta após encostar numa cerca elétrica erguida por fazendeiros.

A Índia abriga mais da metade da população mundial de tigres, com mais de 2.200 animais em suas reservas, de acordo com o mais recente censo, de 2014. Contudo, a espécie está sob ameaça. No ano passado, 98 deles morreram, segundo dados da Autoridade Nacional para Conservação dos Tigres, sendo a caça a principal causa.