Cotidiano

Filhote de veado Bororó nasce no zoo

Cascavel – Encontrar o mais novo morador do Zoológico de Cascavel no recinto levou certo tempo. O filhote de veado Bororó estava escondido bem no canto de um pilar de concreto e parecia ainda bastante assustado.

O animalzinho com apenas um quilo nasceu há três dias e o fato de permanecer em local bem reservado e longe dos pais tem uma explicação. “Assim que nasce, ele precisa ser separado do pai que pode matá-lo para que possa ficar perto da mãe. Também é instinto da fêmea deixar o filhote escondido de predadores. Ela só chega perto dele para amamentar e dá longos saltos para despistar”, conta o veterinário Ilair Dettoni.

No recinto há seis animais da espécie, incluindo o pequeno e recém-chegado. O pai deverá ser levado ao espaço somente quando o filho completar três meses.

Os vizinhos dos Bororós são os veados Mateiros, também conhecidos como Catingueiros e há três adultos nos recintos para visitação.

NOVO LAR

Os dois filhotes de suçuarana que foram salvos de uma área de incêndio e levados ao zoo também estão à mostra do público. Na nova casa, os irmãos Odin e Manu brincam o tempo todo e têm agradado aos visitantes. A alimentação dos felinos ocorre a cada 48 horas e as refeições basicamente são compostas de proteína. “Entregamos carne bovina, miúdos e variamos também com a carne de frango”, lembra o veterinário.

RECUPERAÇÃO

De acordo com o veterinário do Zoológico de Cascavel, o tucano de bico-verde e duas corujinhas encontrados caídos na Região do Lago de Cascavel se recuperaram bem e logo deverão retornar ao habitat natural. “Eles permanecem no setor extra e logo que tiverem condições perfeitas de voar, serão soltos”, ressalta Dettoni.

Cobra com duas cabeças

O filhote de cobra Cascavel que nasceu com duas cabeças completou um mês ontem e a cada dia tem despertado a curiosidade da equipe do zoo. O animal já se alimentou de forma induzia, pelas duas cabeças, com pedacinhos de carne e o processo de digestão funcionou normalmente.

“Dúvidas que todas as pessoas têm, são como as minhas, pois nunca tínhamos visto um caso como esse. Estamos observando o filhote a cada dia e nesta semana teremos o resultado da tomografia”, explica o veterinário.

O filhote de Cascavel com anomalia genética nasceu com 35 centímetros. Ele permanece no serpentário, mas ainda não há previsão de quando será levado à visitação.