Cotidiano

Filhote de rinoceronte em extinção nasce na Indonésia

RIO – Uma bebê rinoceronte de Sumatra, espécie em vias de extinção, nasceu na Indonésia nesta quinta-feira em um santuário para mamíferos ameaçados, anunciou o Ministério do Meio Ambiente do país.

201605130306355790_AP.jpg

A fêmea nasceu às 5h40m local na manhã de quinta-feira no parque nacional Way Kambas, na ilha de Sumatra. Ela e a mãe passam bem. A filhote ainda não tem nome.

Ela é filha de Ratu (rainha, em indonésio), o segundo filho dela. A mãe, de 14 anos, amamentou a cria, sinal de que ela não deve ser rejeitada.

“Estamos muito felizes com este nascimento, os rinocerontes de Sumatra são pouco comuns”, disse o porta-voz do ministério, Novrizal Tahar, a agência de notícias AFP.

Os rinocerontes de Sumatra são um símbolo da luta para proteger o ecossistema local, ameaçado pelo cultivo agrícola. O nascimento é uma vitória dos esforços de conservação: a o cultivo de óleo de palma está matando florestas tropicais no país, abrindo espaço para plantações. Segundo o Greenpeace, a produção contribuiu já contribuiu para o desmatamento de 25% das florestas do país em anos recentes.