Cotidiano

Filhote de baleia é resgatado de redes de proteção contra tubarões na Austrália

14102409_10157303756380582_2330601463238565159_n.jpg

QUEENSLAND, Austrália ? Os ataques de tubarões contra banhistas são problema recorrente em algumas praias australianas, tanto que diversas cidades instalam redes de proteção, para impedir a aproximação desses predadores da faixa litorânea. Mas a medida provoca efeitos colaterais indesejados para as populações marinhas. No último sábado, um filhote de baleia jubarte ficou preso em uma dessas redes, e só foi salvo pela ação de ambientalistas.

Um vídeo divulgado pelo Sea World mostra funcionários do parque, com apoio do órgão governamental Queensland Boating and Fisheries Patrol, resgatando o filhote de aproximadamente quatro metros de comprimento, que ficou preso numa rede de proteção contra tubarões instalada numa praia em Coolangatta, na cidade de Gold Coast.

O vídeo mostra que a mãe ficou todo o tempo ao lado do filhote, mas incapaz de libertar sua cria das malhas. De acordo com Mark Saul, porta-voz do Queensland Boating and Fisheries Patrol, os animais se mantiveram calmos, o que agilizou o resgate.

? As duas baleias estavam muito calmas. A mãe apenas empurrava a rede para ajudar a manter o filhote na superfície, o que ela fez muito bem ? disse Saul, em entrevista à emissora local ABC. ? Após alguns cortes (na malha), elas nadaram juntas para longe em direção ao sul, com boa saúde e condições.