Cotidiano

Filhos de vítimas das Farc defendem o ?sim? no plebiscito

BOGOTÁ — Harry González, Sebastián Echeverry e Eduardo Bejarano têm pelo menos duas coisas em comum: seus pais morreram nas mãos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e mesmo assim promovem o “sim” no plebiscito que procura aprovar o acordo de paz entre o governo colombiano e a guerrilha.

Echeverry tinha 4 anos quando seu pai, um deputado do departamento de Valle del Cauca, foi sequestrado pela guerriha em 2002. Os cinco anos subsequentes da sua infância transcorreram entre manifestações e provas da sobrevivência de seu pai, até que chegou a notícia: Ramiro Echeverry havia sido assassinado junto a outros dez deputados da região, em um feito que foi classificado há alguns dias como “absurdo” e “vergonhoso” pela própria guerrilha.

— Foi uma infância totalmente diferente, estranha, da qual não lembro de muitas cores, passeios ou amigos. Só de marchas intermináveis e gravações de palavras minhas dizendo coisas ao meu pai. Era assim que nos comunicávamos para obter as provas de sobrevivência — contou Echeverry, estudante universitário de 19 anos.

Em um momento, o jovem prometeu vingar a morte de seu pai, mas converteu a sua dor em perdão e agora promove o “sim” na campanha para o plebiscito, que acontece no próximo 2 de outubro.

— O “sim” no plebiscito é porque eu descobri que, quando você perdoa e não olha para o passado, vira essa página, você se dá conta de que é uma pessoa melhor e é capaz de construir — disse o jovem. — Que não haja mais vítimas.

Echeverry participou do registro do movimento “Óbvio que sim”, em Bogotá, em que ativistas pela paz e vítimas do conflito armado se uniram pela aprovação do acordo. Ali conheceu outros que, como ele, perderam seus pais para a violência das Farc, como Harry González, copresidente da Comissão de Paz da Câmara de Representantes do Congresso, e Eduardo Bejarano, filho do ex-conselheiro de paz Jesús Antonio Bejarano.

Com bandeiras brancas com o “sim” e a palavra “perdão” em suas falas, pediram aos colombianos para irem às urnas para acabarem com o conflito de mais de meio século, em que também participaram outros grupos guerrilheiros, paramilitares e agentes do Estado, deixando um saldo de mais de 220 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,9 millhões de deslocados.

— O perdão é algo muito pessoal de cada vítima, é da intimidade dela, e por isso deve-se encontrar outras motivações. No meu caso, encontrei uma grande motivação, que é lutar para que não haja mais vítimas do conflito armado na Colômbia — disse González, cujo pai foi assassinado pelas Farc em 1996.

Este homem de 38 anos contou que seu pai, Jesús Ángel González, era governador de Caquetá (Sul) quando as Farc o mataram em uma campanha “contra a dirigência do Partido Liberal” na região, em que foram assassinados conselheiros e deputados.

O caso de Eduardo Bejarano, de 44 anos, é parecido. Em 1999, a guerrilha matou seu pai, um catedrático de esquerda, com um tiro na testa. Ele havia sido conselheiro da paz no governo de César Gaviria (1990-1994).

— Não se perdoa pelas Farc, não exerço o perdão para que eles se livrem da culpa. Eu os perdoo porque é necessário para mim, para o meu crescimento espiritual — disse Bejarano. — Ainda chegará o momento em que as Farc vão dizer ao país a verdade sobre muitos mortos.

Antes do plebiscito, governo e guerrilha irão assinar o acordo de paz neste 26 de setembro, em um grande ato em Cartagena (Norte).