Cotidiano

Filho dos Kirchner, deputado cita Pablo Escobar para defender o pai

maximo-kirchner-la-pelea-con-los-holdouts-2172855w948.jpgBUENOS AIRES – Em crítica ao rápido ritmo judicial que mira a si e a família, o deputado argentino Máximo Kirchner, filho da ex-presidente Cristina Kirchner, disse estar sendo perseguido por promotores, jornalistas, juízes e deputados. Mas para fazer uma analogia, utilizou uma referência incomum: o narcotraficante colombiano Pablo Escobar. maximo kirchner

Ao criticar o Sistema Judiciário e políticos como a deputada Margarita Stolbizer, que impulsionou denúncias de enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo ele e os parentes, ele disparou, citando seu pai, o falecido ex-presidente Néstor Kirchner. Ele vem sendo citado em ações judiciais durante buscas a sócios da família, acusados de crimes econômicos.

? Existe gente que, se não denunciar, não existe politicamente. Me parece muito a série “Pablo Escobar, o patrão do mal”. Dizem “se Néstor está morto, vou desenterrá-lo e vou matá-lo de novo”. Quem não tem força política se fortalece com perseguições ? ironizou.

Um dia antes, a ex-presidente e Máximo foram acusados formalmente de aceitação de subornos em atividades criminosas investigadas no caso Los Sauces ? no qual ela é alvo de pedidos de investigação por supostamente receber propina dos empresários Lázaro Báez, preso há mais de um mês por suposta lavagem de dinheiro, e Cristóbal López, vencedores de várias licitações de obras públicas. O promotor Carlos Rívolo ampliou as acusações que levaram ao indiciamento da ex-mandatária, que é investigada por crescimento injustificado do patrimônio da família com o caso no entorno.

? Nos parece necessário que o juiz (Claudio) Bonadio investigue o delito, mais conhecido como suborno. O retorno era feito por transações milionárias. É oportuna e necessária a eventual declaração (de Cristina sobre o caso). É uma causa similar à Hotesur (na qual Cristina é investigada por fatos semelhantes) ? disse Margarita, que fez a denúncia acolhida na Justiça federal. Quatro casos que ameaçam Cristina Kirchner na Justiça