Policial

Filho de Francisquini é morto a tiros pela polícia em Curitiba

Filho de Francisquini é morto a tiros pela polícia em Curitiba

O publicitário Andrei Gustavo Orsini Francisquini, 35 anos, filho do diretor do jornal Tribuna do Vale, Benedito Francisquini, perdeu a vida durante um tiroteio, na Praça da Espanha, no bairro Bigorrrilho, em Curitiba, na madrugada deste domingo (12), em Curitiba.
Segundo relatou a Polícia Militar, o homem de 35 anos dirigia um Corsa e fugiu de uma abordagem da ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Motorizado), do 12.º Batalhão. Chegou a bater em dois veículos e continuou. Teria, inclusive, jogado o carro em cima de alguns policiais, mas não chegou a atingir nenhum deles, de acordo com a PM.

O acompanhamento terminou na Praça da Espanha, quando tentou subir a Rua Fernando Simas. Logo que ele entrou na via, deparou-se com viaturas paradas na quadra. Então teria tentado voltar de ré, porém foi surpreendido pelas viaturas que o seguiam. Teria sacado uma pistola calibre 9 mm e, diante da atitude, os PMs reagiram no confronto.
Gustavo morreu na hora e foi identificado depois no Instituto Médico-Legal.

Gustavo Orsini Francisquini era solteiro e de família de Cambará, onde residiu, e também em Santo Antônio da Platina, cidade em que morou e trabalhou.

O carro não tinha irregularidades e ainda não se sabe por quais motivos teria tentado escapar de uma abordagem. Ele já havia fugido da polícia, anos atrás, em Jacarezinho.

Nota oficial da PM

Conforme registro em Boletim de Ocorrência, em patrulhamento pela Avenida Vicente Machado uma equipe policial viu um homem manuseando arma de fogo dentro de um veículo corsa branco e tentou abordá-lo, mas o motorista não acatou a ordem de abordagem, e arrancou com o veículo de maneira brusca.

A equipe policial iniciou, então, um acompanhamento tático. Na fuga o carro colidiu com um veículo voyage e continuou fugindo.

Já na rua Fernando Simas o veículo parou, a equipe tentou nova abordagem, mas ele não acatou e engatou marcha à ré e quase atropelou os policiais. Ele também bateu em um veículo gol que estava estacionado.

A equipe policial atirou no pneu do carro na tentativa de pará-lo, mas ele continuou avançando contra os policiais, que atiraram novamente. A equipe, então, se aproximou e verificou que o homem estava ferido. O Siate foi acionado para socorrê-lo, mas quando chegou constatou o óbito.

Ainda, conforme consta em Boletim de Ocorrência o homem estava com uma pistola calibre 9mm no colo. A equipe policial acionou a perícia, que recolheu a arma. O veículo corsa foi apreendido pela equipe policial para os procedimentos.

Consultado no sistema, verificou-se que o veículo já havia fugido de uma abordagem policial em 30/03/19, após o condutor ter sido visto efetuando disparos de arma de fogo em via pública. Também consta no sistema um encaminhamento deste mesmo homem, em 2015, na cidade de Jacarezinho (PR) por conduzir veículo com CNH cassada, quando também fugiu da polícia.

Para toda ocorrência deste tipo, envolvendo policial militar e equipamentos da corporação, é aberto um procedimento para apurar as circunstâncias.

Por enquanto, não há informações sobre velório e sepultamento.

Fonte: NP Diário e Tribuna do Vale.