Cotidiano

Filho de El Chapo é libertado após sequestro no México, diz CNN

alfredoguzman.jpeg CIDADE DO MÉXICO ? Após ter sido sequestrado no México, o filho do narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán foi libertado, disseram três fontes à rede CNN. Jesús Alfredo Guzmán Salazar estava entre as pessoas raptadas em um restaurante da cidade turística de Puerto Vallarta. Anteriormente, acreditava-se que Iván Archivaldo Guzmán, outro filho do traficante, tivesse sido sequestrado, mas a informação foi corrigida pelas autoridades.

Um funcionário de alto nível do governo mexicano confirmou a libertação do mexicano de 29 anos. Já uma fonte próxima à família Guzmán disse que o filho de El Chapo já se encontra em Sinaloa. E a jornalista Anabel Hernández, especialista na cobertura de temas relacionados ao tráfico de drogas no México, relatou à rede americana que ele foi libertado no sábado após negociações.

As agências de notícias EFE e AFP também reportaram a sua libertação citando apenas fontes em anonimato. Assim como as autoridades locais, a família Guzmán também acreditaria que o sequestro foi um trabalho do cartel Jalisco Nova Geração, que opera no estado há alguns anos.

Em uma entrevista à TV local, o procurador-geral de Jalisco, Eduardo Almaguer, afirmou na semana passada que seis ou sete membros do cartel haviam sido levados por oito homens armados em um restaurante. Os homens sequestrados estavam acompanhados por nove mulheres, que foram deixadas para trás. Do lado de fora do restaurante, foram abandonados quatro veículos de luxo, supostamente pertencentes aos raptados.

Na terça-feira passada, militares e policiais realizavam operações de busca na tentativa de encontrar os envolvidos no episódio. Quatro deles foram identificados, inclusive Jesús Alfredo Guzmán Salazar, um dos filhos mais velhos de El Chapo. Hoje com 29 anos, ele já foi acusado de tráfico de drogas em um tribunal dos EUA.

O narcotraficante está preso desde que foi recapturado em janeiro, após uma espetacular fuga de uma penitenciária de segurança máxima no ano passado. Uma das gangues de contrabando de drogas mais temidas do México, o cartel Sinaloa foi liderado por El Chapo até então.