Cotidiano

Filha de Trump faz promessas de campanha sobre temas pouco mencionados pelo pai

CLEVELAND, EUA — A filha do republicano Donald Trump prometeu na quinta-feira que seu pai lutará pela igualdade salarial para as mulheres e pelo acesso a creches infantis acessíveis se for eleito presidente americano. Estes são temas que o candidato mencionou raramente — ou nunca — durante sua campanha presidencial nos EUA. Sob aplausos e elogios dos delegados presentes na Convenção Nacional Republicana, Ivanka Trump foi recebida calorosamente para o seu discurso em horário de audiência máxima.

— Como presidente, meu pai mudará as leis trabalhistas que foram introduzidas quando as mulheres não eram uma porção significativa do mercado de trabalho e focará para que escolas infantis de qualidade sejam acessíveis a todos — afirmou Ivanka na noite de quinta-feira.

Durante sua campanha, o magnata não se referiu aos custos para os cuidados das crianças ou à disparidade salarial entre gêneros. Estes são temas normalmente abordados pelos democratas.

Em declarações anteriores, o empresário descreveu a gravidez como um “fator inconveniente”. No ano passado, ele disse a uma eleitora que as mulheres recebem o mesmo salário que os homem se fazem um trabalho tão bom quanto o deles.

Muito elogiada na convenção partidária, Ivanka teve seu discurso descrito como “perfeito” pela delegada de Winsconsin Kathy Kiernan. Outros ressaltaram que a combinação de um pai que fala aos trabalhadores e uma filha que fala à geração do milênio pode ser poderosa.

IVANKA: A ARMA SECRETA DE TRUMP

Bonita e inteligente, Ivanka é a filha favorita de Donald Trump — e uma de suas armas mais eficazes na corrida à Casa Branca. Até os adversários mais ferozes do candidato republicano têm pouco a dizer contra ela. E se há alguém que pode ajudar Trump a conquistar votos no eleitorado feminino, majoritariamente hostil ao bilionário, é ela.

Na terça-feira, Ivanka esteve presente na convenção em Cleveland junto com sua irmã, Tiffany, e seus irmãos, Donald Jr. e Eric, para acompanhar a votação que selou a nomeação de seu pai como candidato republicano à Presidência.

— É surreal, estou tão orgulhosa do meu pai! — disse Ivanka, visivelmente emocionada, enquanto passava a mão em seus longos cabelos loiros no imenso complexo poliesportivo onde aconteceu a reunião.

Mãe de três filhos e casada com o promotor imobiliário Jared Kushner, por quem se converteu ao judaísmo, Ivanka é vice-presidente de Desenvolvimento e Aquisições das empresas de seu pai, as Organizações Trump.

Formada em economia e empresária ativa, é também criadora de uma linha de roupas e acessórios femininos. Ela ainda administra um site na internet onde oferece conselhos para mulheres que trabalham.

Brilhante, elegante e com uma fala pausada, a nova-iorquina está presente de forma quase permanente na campanha do pai — ainda que há pouco fosse amiga de Chelsea Clinton, filha de Hillary Clinton, que deverá ser a adversária de Trump na campanha eleitoral.

Ivanka costuma defender seu pai das críticas. Em maio, gerou revolta ao afirmar que ele tinha total respeito pelas mulheres. E, enquanto somente 34% das mulheres apoiam Trump, Ivanka tem um papel fundamental em atrair o eleitorado feminino.

Diversas fontes indicam que ela teve um papel ativo na escolha de Mike Pence como candidato a vice-presidente de Trump. Houve inclusive quem chegou a dizer que a própria Ivanka seria uma aspirante formidável ao cargo. Praticamente todos a veem desempenhando uma função importante em um eventual governo de Trump.

Principal unificadora da equipe, Ivanka gosta de mostrar a imagem de uma família perfeitamente unida, apesar dos três casamentos de seu pai. Ela foi a primeira a defender a atual esposa de Trump, Melania, na espetacular polêmica pelo plágio do discurso proclamado por Michelle Obama há oito anos na Convenção Democrata. Melania, de 46 anos, tem estado pouco presente na campanha de seu marido.

— Melania é uma mãe incrível — disse Ivanka recentemente a uma revista. — É raro que a esposa de um candidato não participe da campanha todos os dias. Ela tomou essa decisão e eu a respeito completamente, já que é mãe de um filho pequeno, que precisa de estabilidade e rotina.