Cotidiano

Filha de sul-coreana envolvida em escândalo com presidente é detida

South Korea PoliticsCOPENHAGUE ? A filha da polêmica ex-confidente da presidente da Coreia do Sul, no centro do escândalo que levou o Congresso a destituí-la, foi detida na Dinamarca, informaram as autoridades judiciais do país asiático.

A presidente coreana, Park Geun-hye, cujas funções foram transferidas para o primeiro-ministro, é acusada de ter se deixado influenciar por sua amiga e confidente Choi Soon-Sil, acusada de corrupção.

Choi Soon-Sil está detida e é acusada de ter utilizado sua amizade com Park para extrair enormes somas de grandes conglomerados sul-coreanos, incluindo Samsung.

A filha de Choi Soon-Sil, Chung Yoo-Ra, foi detida no domingo pela polícia dinamarquesa porque seu visto estava vencido.

O Ministério Público coreano informou que está em negociações com as autoridades dinamarquesas para que Chung, de 20 anos, seja deportada.

Um dos pontos mais sensíveis do escândalo de tráfico de influência que levou à destituição de Park pelo Parlamento é a acusação de que Choi usou a sua influência para que sua filha fosse admitida em uma escola de elite.

Choi é filha de uma misteriosa figura religiosa, Choi-Tae-Min, chefe autoproclamado da Igreja da Vida Eterna.

Ele havia se convertido no mentor de Park Geun-hye após o assassinato de sua mãe, em 1974.

Segundo a imprensa, Choi Soon-Sil teria herdado de seu pai, que morreu em 1994, uma influência pouco apropriada sobre a presidente.

Após o escândalo, Choi se tornou conhecida como a “Rasputina” da Coreia do Sul.