Cotidiano

Filha de Reagan critica Trump por pedir a portadores de armas para deterem Hillary

WASHINGTON — Alvo de críticas não só dos rivais democratas, como dos republicanos, Donald Trump recebeu nesta quinta-feira uma reprimenda da filha de um dos ex-presidentes mais respeitados de seu partido. Patti Davis, filha de Ronald Reagan, se juntou ao coro que condenou o bilionário e candidato à Presidência por dizer que os portadores de armas poderiam deter sua adversária, Hillary Clinton.

Patti, cujo pai foi alvo de um ataque a tiros durante seu mandato, acusou Trump de estimular a violência:

“Eu sou filha de um homem que foi baleado por alguém que se inspirou em um filme, alguém que acreditava que, se matasse o presidente, a atriz de um filme o notaria. Suas palavras horríveis foram ouvidas pelo mundo inteiro”, escreveu no Facebook. “Sim, senhor Trump, as palavras importam. Mas o senhor sabe disso, o que torna isso tudo mais aterrador.”

Em 30 de março de 1981, Reagan foi baleado em Washington, por John Hinckley Jr., que tentava atrair a atenção de Jodie Foster.

O comentário de Trump durante um comício na Carolina do Norte despertou uma onda de reprovações. Segundo a campanha do candidato republicano, ele se referia ao poder de voto do “pessoal da Segunda Emenda” — parte da Constituição que permite o porte de arma. A declaração levou o serviço secreto americano a entrar em contato com assessores do candidato.

Patti destaca que as palavras do bilionário foram ouvidas tanto por pessoas “decentes e sãs”, como por aquela “sentada sozinha numa sala, trancada em suas próprias fantasias, que vê na violência uma forma de deixar sua marca no mundo”.