Cotidiano

Filha da promessa

JAQUELINE FERNANDES PEREIRA ( 12/10/1989 – 17/09/2017)

Ainda no ventre da mãe, Jaqueline Fernandes Pereira, foi chamada de “Filha da Promessa”. Isso porque várias pessoas estavam na carroceria de um caminhão e se dirigiam a um evento religioso quando o veículo foi fechado por um automóvel, obrigando o condutor a frear bruscamente. As pessoas foram jogadas para frente e várias caíram sobre Roseli, mãe de Jaqueline, que prensou a barriga contra a madeira da carroceria. Ela desmaiou e quando voltou todos estavam orando em sua volta. A preocupação era com o bebê de seis meses de gestação, mas uma das mulheres olhou para Roseli e disse: “Não se preocupe irmã, dentro da sua barriga está a filha da promessa”.

No dia 12 de outubro de 1989, de uma cesariana, nascia Jaqueline, com três quilos e 47 centímetros. A menina cresceu saudável e ainda criança começou a demonstrar amor pelos animais. Essa paixão levou-a, em 2015, a cursar veterinária. Além de estudar, ela trabalhava no hospital veterinário da universidade.

A família sempre teve animais de estimação e, quando criança, junto com a irmã Ana Paula, ela construiu um cemitério para os animaizinhos que morriam, com direito a pequenas cruzes.

Infância

A infância de Jaqueline foi no distrito de Juvinópolis, local onde os avós paternos e maternos possuíam sítios, palco perfeito para brincadeiras infantis. Criaram um clubinho só de meninas e o primo Leco era o “escravo” nas brincadeiras das garotas. Uma árvore que cresceu torta e ficou deitada sobre o açude do sítio era o local preferido para as brincadeiras. A avó Odilia não tirava os olhos das netas, preocupada com uma possível queda da árvore.

Plantões

Frequentemente fazia plantões no hospital veterinário. “Todos os veterinários sempre chamavam ela, pois ela tinha uma facilidade incrível em lidar com esses bichinhos”, relata a irmã Ana Paula.

Recentemente, em sua página na rede social Facebook, Jaqueline postou uma bela foto onde está em um campo florido e deixou uma mensagem enigmática. “Às vezes é preciso dizer ‘adeus’ para encontrar novos ‘olás’… Liberte-se.” Faleceu aos 27 anos no dia 17 de setembro, vítima de acidente de trânsito. Deixa pai, mãe e uma irmã. Foi sepultada no Cemitério Cristo Redentor.

“Não foi acidente”

Com o slogan “Não foi acidente”, familiares e amigos de Jaqueline Fernandes Pereira irão promover um protesto pacífico no dia 12 de outubro para cobrar justiça em relação a morte da estudante universitária. Ela estava em uma motocicleta que foi atingida por um veículo em alta velocidade no dia 17 de setembro, na marginal da BR-467, em Cascavel.

De acordo com Ana Paula Fernandes Pereira, irmã de Jaqueline, o protesto acontecerá a partir das 13h, em frente à Catedral Nossa Senhora da Aparecida. A data foi escolhida porque seria o dia em que a estudante completaria 28 anos. Jaqueline estudava veterinária.

Segundo Ana Paula, o ato não será apenas por Jaqueline, mas por todas as famílias que sofrem com a imprudência do trânsito. “Vamos fazer o possível para que a pessoa que fez isso com ela seja responsabilizada e punido de forma justa e coerente”, diz a irmã. “Ele tirou a vida de uma menina cheia de sonhos cheia de vontade de viver”, lamenta.

Passeata

Adesivos foram confeccionados e camisetas com a foto de Jaqueline e uma frase postada por ela em uma rede social. “Às vezes é preciso dizer ‘adeus’ para encontrar novos ‘olás’… Liberte-se”, diz a mensagem. Familiares e amigos pretendem fazer uma passeata até a 15ª SDP (Subdivisão Policial).

Acidente

Robert Roger de Matos, motorista do carro que bateu na motocicleta conduzida por Jaqueline, fugiu após o acidente. Ele se apresentou dois dias depois na 15ª SDP e afirmou que fugiu porque ficou com medo. Ele afirmou à polícia que não viu a motocicleta. Após ser ouvido, ele foi liberado.